
A abertura oficial do 9º Rodeio Crioulo Estadual e do 1º Rodeio Nacional de Bento Gonçalves foi realizada na noite deste sábado (21), reunindo autoridades públicas, organizadores e tradicionalistas no parque do evento. A solenidade marcou o ponto alto de uma programação que iniciou ainda na quarta-feira (18), com a liberação do espaço para acampamentos que somam mais de 3 mil pessoas.
Promovido pela Associação Bentogonçalvense da Cultura Tradicionalista Gaúcha (ABCTG), o rodeio abriu as disputas campeiras na quinta-feira (19), com o 5º Duelo do Imperador do Vinho. Desde então, competidores participam de provas como Taça Sicredi, Laço Criador (03 armadas), Laço Crioulaço, Laço Duplas acima de 40 anos, Laço Duplas Oficiais, Laço Quarteto, Laço Encontro de Seleções e Laço Família.
A final da gineteada está marcada para domingo (22), às 18h30, encerrando a programação campeira.



Destaques e Participação
Entre os destaques está o jovem competidor Fernando Borges, de 12 anos, morador do bairro Santa Marta. Desde os três anos na lida campeira, ele já conquistou mais de 100 troféus e também se destaca na gaita.
“É muito significativo para mim estar competindo na minha cidade e representando o meu CTG Laços da Amizade e, especialmente, honrar o Tradicionalismo que está em minha família há muito tempo”, afirmou.
O presidente da ABCTG, Demir dos Santos, avaliou positivamente o evento.
“Estamos muito felizes, pois está acontecendo da forma que planejamos. O público aderiu ao nosso chamado. O Rodeio já está sendo um sucesso e projetamos que 15 mil pessoas devem passar pelo parque nesses quatro dias”, destacou.
O coordenador Roberto Barreto ressaltou que o município amplia sua projeção no tradicionalismo.
“Bento Gonçalves tem o primeiro Rodeio Nacional e almejamos fazer o Internacional. Nossa cidade tem uma história forte com os CTGs, alguns com mais de 60 anos. Isso já está no nosso DNA”, afirmou.
Na programação artística, mais de 25 grupos de dança participam das apresentações, com representantes da 11ª, 24ª (Vale do Taquari) e 25ª Regiões Tradicionalistas (Caxias do Sul). Ao todo, são 107 inscritos nas modalidades de Declamação e Intérprete Vocal e 21 Invernadas Artísticas.
Atrações Musicais e Encerramento
Entre as atrações musicais, passaram pelo palco Rick Gaiteiro e Grupo Saudade Serrana na sexta-feira (20). Neste sábado (21), o público pode acompanhar o show com Projeto Taureando e baile com Chama Nativa.
O evento segue até domingo (22) com provas finais de laço, rodeio da vaca parada, prova de rédea e as decisões das principais categorias campeiras, consolidando Bento Gonçalves como palco da tradição gaúcha.





