Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A abertura oficial da colheita da uva 2026 no Rio Grande do Sul acontece neste sábado (10), às 15h30, em Bento Gonçalves. A cerimônia será realizada na Vinícola Salton e contará com a participação do secretário estadual da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação, Edivilson Brum, que representará o governador Eduardo Leite. O ato integra a abertura do Bento em Vindima 2026.

O Rio Grande do Sul lidera a produção de uvas e vinhos no país. A cadeia vitivinícola tem relevância econômica e social, envolvendo cerca de 15 mil famílias e ocupando aproximadamente 48 mil hectares. Em 2025, a produção estadual alcançou 957 mil toneladas de uvas, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), volume 36% superior ao registrado na safra de 2024. A expectativa é de manutenção de patamares elevados de produção neste ano.

Bento em Vindima e a Celebração da Colheita

Paralelamente, o tradicional Bento em Vindima ocorre de 10 de janeiro a 29 de março, com atividades distribuídas pelas principais rotas turísticas do município. A abertura oficial do evento acontece no sábado (10), junto ao Festival Sabores da Vindima, também na Vinícola Salton, no distrito de Tuiuty.

A programação destaca a herança cultural dos imigrantes italianos, com atividades como a pisa da uva, o merendin, passeios entre vinhedos, experiências gastronômicas e degustações de vinhos. Apresentações musicais, danças típicas e feiras de artesanato também integram a agenda.

O secretário municipal de Turismo, Henrique Nuncio, afirma que a vindima reforça a identidade cultural de Bento Gonçalves.

“É um período de celebração, com atrações tradicionais entre os parreirais, que atrai visitantes para vivências ligadas à colheita, à gastronomia e aos vinhos”, destaca.