Foto: Patrick Alessi/Grupo RSCOM
Foto: Patrick Alessi/Grupo RSCOM

A Associação Bento-gonçalvense da Tradição Gaúcha (ABCTG) realiza, no dia 15 de janeiro, o lançamento oficial do 9º Rodeio Crioulo Estadual e do 1º Rodeio Nacional de Bento Gonçalves. O encontro ocorre a partir das 19h30, na sede da entidade, e é aberto à imprensa e à comunidade. Na ocasião, a diretoria vai divulgar a programação completa dos eventos, marcados para o período de 19 a 22 de fevereiro.

Os rodeios terão provas campeiras como Encontro de Seleções, Gineteada, Prova de Rédeas, Tiro de Laço e os duelos Imperador do Vinho e Imperatriz do Vinho. A organização estima a participação de cerca de 700 competidores de diferentes estados, com premiação superior a R$ 100 mil.

Na área artística, estão confirmadas 35 invernadas de CTGs de Bento Gonçalves, da região e de outras cidades do Rio Grande do Sul. A programação inclui ainda o Projeto Taureando, com apresentação prevista para o dia 21 de fevereiro.

Segundo o presidente da ABCTG, Demir dos Santos, a realização do primeiro rodeio de caráter nacional no município amplia a visibilidade da cultura tradicionalista.

“Queremos fortalecer nossos hábitos e costumes e projetar Bento Gonçalves como fomentador da identidade gaúcha”, afirma.

O secretário municipal de Cultura, Evandro Soares, destaca que o evento contribui para a preservação cultural e gera impacto em outros setores.

“Além de valorizar a identidade gaúcha na 11ª Região Tradicionalista, o rodeio movimenta a economia e o turismo. É um marco para o município e para a região”, avalia.