Tem início nesta sexta-feira (4) a 53ª edição da Festa de Nossa Senhora Aparecida e dos Motoristas em São Marcos. Além disso, junto do maior evento do município, também ocorre o 3º Encontro de Caminhões Antigos. A cidade da Serra Gaúcha é considerada a Capital Gaúcha dos Caminhoneiros.
A festa, que conta com uma programação religiosa, social e esportiva, ocorre em diferentes locais da cidade, entre eles a sede da Associação dos Motoristas São-Marquenses e a Igreja Matriz, sendo aberta e gratuita para toda a comunidade. A celebração inicia com novenas na sexta-feira (4) e é finalizada no domingo (13) com a procissão motorizada e a benção aos caminhões e veículos. A Relações Públicas da Associação dos Motoristas São-Marquenses (AMSM), Ane Caroline Gobi, explica que se trata do maior evento do município.
“A festa é tradicional e engloba toda a comunidade. A maioria dos empreendimentos de São Marcos têm ligações com caminhões e é a fé que nos move. Então todo mundo espera por essa festa que é muito significativa para os são-marquenses”, contextualiza.
A RP conta que há 53 anos São Marcos já era conhecida por ter muitos motoristas. Contudo, naquela época ocorriam muitos acidentes nas estradas e esse cenário levou um grupo de motoristas da localidade, juntamente com um padre, até ao Santuário de Nossa Senhora Aparecida, no interior de São Paulo. De lá, trouxeram uma imagem da mãe de Jesus.
“Após ter vindo a imagem para São Marcos notou-se que o número de acidentes com os motoristas diminuiu. Por isso a cidade tem essa tradição e essa devoção em Nossa Senhora Aparecida”, explica.
Organizada pela Associação dos Motoristas São-Marquenses e pela paróquia, São Marcos convida toda a comunidade e também visitantes para a tradicional celebração. O evento inicia nesta sexta-feira com a 1ª Noite de Novena a partir das 19h30 na Igreja Matriz. Confira a programação completa, que segue até o dia 13 de outubro, abaixo.