Caxias do Sul recebe a 1ª edição do Troféu Tereza de Benguela, evento que reúne mulheres negras para uma homenagem pela atuação junto à comunidade. A cerimônia ocorre nesta quinta-feira, dia 24, a partir das 19h30, no Teatro Pedro Parenti, na Casa da Cultura, em Caxias do Sul. A participação é aberta ao público e gratuita.
A iniciativa integra a programação da Campanha “Julho das Pretas”, que celebra e fortalece a luta das mulheres negras, por meio da promoção de debates, rodas de conversa, oficinas e outras atividades que visam dar visibilidade à agenda política das mulheres negras.
A realização é do coletivo Rolê das Pretas, a marca NêgaNagô, o Movimento Negro Unificado (MNU) e a Promotoria da Igualdade Racial em parceria com Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura, e apoio do Comune.
De acordo com Jaqueline Daudi, que representa o coletivo Rolê das Pretas e a marca NêgaNagô, serão homenageadas 15 mulheres da comunidade negra que desempenham trabalhos em diferentes áreas e atuam de forma a fortalecer suas comunidades e a pauta racial, com vista na valorização, reconhecimento e defesa de direitos das pessoas pretas e pardas.
Sobre o Troféu Tereza de Benguela
A ideia é que o evento, inclusive, seja permanente, já que, conforme explica, há uma necessidade de mostrar o protagonismo dessas mulheres e homenageá-las para reconhecer essas potências, já que há muitas que ainda permanecem anônimas apesar do papel fundamental que desempenham, tanto na causa antirracista, quanto de fortalecimento das comunidades, na área carnavalesca, na área da educação.
“Temos mulher do samba, artesanato. Entre as homenageadas está Benta Ferreira de Souza, de 101 anos, que tem uma história rica em Caxias à frente de religião de matriz africana. Nós temos também uma senhora, Antônia, que há muito tempo atua aqui na cidade, na venda de acarajé. Ela está em todos os lugares, os eventos que eu vou de cultura afro, ela está sempre presente. As pessoas lembram que é a senhora do acarajé, mas não sabem o nome, não sabem a história. Ela vai ser uma das nossas homenageadas também. Então vai ser bem lindo o evento”, conta.
Jaqueline, que reforça ainda que essas mulheres precisam ser reconhecidas em algum momento, assim como tantas outras que precisam estar nos espaços e mostrar sua importância, convida a comunidade para participar do evento.
“Nós convidamos toda a comunidade caxiense para estarem presentes conosco nessa data que é tão importante. Nós estamos agora no Júlio das Pretas, no dia 24, na Casa da Cultura. Nós estaremos homenageando 15 mulheres negras da cidade de Caxias, que são potências nas diversas áreas de atuação, e que são mulheres que merecem ser homenageadas e conhecidas pela comunidade caxiense. Então, vai ser um evento aberto ao público, inicia às 19h30, e aguardamos a todos vocês lá”, convida.
No dia 25 de julho, no Brasil, se comemora o Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra, data criada em memória da líder quilombola Tereza de Benguela e em homenagem à sua resistência. Na mesma data também se celebra o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha.
A Casa da Cultura fica na Rua Dr. Montaury, nº 1.333, no Centro de Caxias do Sul.
Confira os nomes das homenageadas:
- Simone Beatriz Domingues de Moura – Educadora Social
- Sabrina Pereira Borges Souza – Cantora/sambista
- Elisandra da Silva da Rosa – Trajetória de vida – Carnaval – Rainha da Protegidos da Princesa
- Daniela Fabiane Rodrigues Padilha – Professora da rede municipal
- Antonia Silva de Jesus – Empreendedora na culinária afro-brasileira
- Felomena da Silva Santos – Pedagoga e educadora social
- Alessandra Valquíria Santos – Representante do Movimento Hip-hop
- Miriam Claunesa de Jesus Machado – Líder Comunitária
- Kaliandra da Silva Porto – Empreendedora de moda afro-religiosa
- Carla Patrícia Borges da Fonseca – Carnavalesca
- Marli Martins Ferreira – Assistente Social
- Benta Ferreira de Souza – Trajetória de vida – Raízes – 101 anos
- Vera Luci Pereira de Azevedo – Professora aposentada
- Maria Alceri Oliveira Machado – Artesã
- Rosangela da Silva – Funcionária pública municipal