A 15ª edição do Jantar sob as Estrelas ocorre neste sábado (8) em Bento Gonçalves, reunindo gastronomia, cultura e entretenimento ao longo das ruas Herny Hugo Dreher, Planalto e arredores. O evento, promovido pelo Sindicato Empresarial de Gastronomia e Hotelaria (SEGH), conta com a participação de mais de 200 empreendimentos e transforma a região em um grande festival ao ar livre.
A programação tem início às 17h, com restaurantes, cafés, bares, vinícolas, cervejarias, artistas e comerciantes ocupando calçadas e avenidas ao longo de 1,5 quilômetro. Entre as atrações, estão a pisa de uvas, feiras de produtos locais, apresentações musicais e visita guiada ao Museu do Imigrante. Espaços como a Casa das Artes, a Praça Ismar Scussel e a Igreja São Bento, em formato de pipa, integram o cenário do evento.
A diretora executiva do SEGH, Márcia Ferronato, destaca a importância da iniciativa para a valorização dos empreendimentos locais.
“Este movimento que nasce lá em 2010, na parceria entre SEGH, MTur e Sebrae, tomou forma e força. No primeiro Jantar sob as Estrelas foram sete empreendimentos participantes. Era um desafio, pois não se falava em eventos de rua”, relembra.
Alterações no trânsito
Para a realização do evento, algumas vias terão alterações no trânsito. A Avenida Planalto ficará parcialmente bloqueada a partir das 11h45 de sábado até às 1h30 de domingo (9). As interdições também ocorrerão na rua Herny Hugo Dreher, entre a Presidente Costa e Silva e a Xingú, e na Avenida Planalto, entre as ruas Herny Hugo Dreher e Carlos Flores. Agentes de trânsito estarão no local para orientar motoristas e indicar rotas alternativas.
Origem do evento
O Jantar sob as Estrelas surgiu a partir do projeto Economia da Experiência/Tour da Experiência, coordenado pelo SEGH entre 2007 e 2010, em parceria com o Ministério do Turismo (MTur) e o Sebrae. A ideia foi inspirada em registros da década de 1930 que mostravam almoços ao ar livre. Desde então, a iniciativa se expandiu e resultou na criação da Via Gastrô, ampliando o circuito gastronômico na cidade. O evento se tornou um marco na agenda cultural e turística de Bento Gonçalves, atraindo tanto moradores quanto visitantes.