Estudantes do ensino superior de Farroupilha, criaram um projeto para conscientização da população sobre descarte de óleo de cozinha. O “Reutilizando Recursos Transformando o Futuro”, como foi batizado, iniciará no dia 30 de outubro e não tem previsão de encerramento. A ideia é expandir o desenvolvimento social, econômico e ambiental da cidade.
O projeto, tem como público alvo os alunos do ensino fundamental. Este grupo foi selecionado porque, de acordo com os criadores, a escola é um local onde se constrói cidadania. Desenvolvendo, nas futuras gerações, um conhecimento de como e porque descartar os resíduos corretamente.
As escolas 1º de Maio, Ângelo Chiele, Ilza Molina Martins, Presidente Dutra e a Instituição de Ensino Infantil dos Anjos terão postos para arrecadamento dos resíduos. Estes cinco pontos de coletas, aceitarão também o descarte por pessoas da comunidade que não estão vinculadas as escolas.
Todo o óleo será enviado para uma empresa especializada em descarte, que gerará retorno financeiro aos colégios. Para que o descarte seja feito, o óleo deve estar dentro de uma garrafa pet e não precisa ser filtrado.
Por Günther Daou Schöler.