ESTRADAS

Vale-pedágio do free flow pode ser emitido só até dia 31 de dezembro

Resolução da ANTT afeta diretamente motoristas que utilizam o Visa Vale-Pedágio ou o cupom da empresa DBtrans

Vales-pedágios do free flow perderão validade em 31 de janeiro
Vales-pedágios do free flow perderão validade em 31 de janeiro | Foto: Gus Wanderley/CSG

A partir de 1º de janeiro de 2025, serão aceitos somente os modelos que permitem o pagamento automático da tarifa. Com isso, os vales-pedágios do sistema free flow que utilizam meios físicos, como cupons ou cartões, deixam de ter validade. O alerta é da concessionária Caminhos da Serra Gaúcha (CSG).

De acordo com a empresa DBtrans, que administra os cupons, eles poderão ser emitidos somente até o dia 31 deste mês, com validade até 31 de janeiro do ano que vem. A partir de 1º de fevereiro, eles serão vinculados à placa do veículo para que o pagamento ocorra por meio digital.

Segundo uma resolução da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), as Fornecedoras de Vale-Pedágio Obrigatório (FVPO) habilitadas devem comprovar a adequação dos seus modelos operacionais para pagamento do pedágio até o final deste mês. O instrumento é utilizado por transportadores de carga, de forma antecipada, para quitar as tarifas nas rodovias concedidas do país.

A medida afeta diretamente motoristas que utilizam o meio como pagamento de pedágio nas rodovias brasileiras. Desta forma, é importante que os caminhoneiros estejam cientes e que conversem com seus embarcadores, quem paga seu frete, para adequação às novas medidas.

Conforme o diretor-presidente da CSG, Ricardo Peres, a mudança não trará custo extra para os clientes que utilizam vales-pedágios. Segundo ele, a resolução tem como objetivo unificar a forma de cobrança nas estradas administradas e desburocratizar o sistema.

“A alteração vem ao encontro do objetivo do pedágio eletrônico, que é simplificar a experiência dos motoristas de carga em rodovias sob concessão, principalmente evitando paradas, além de facilitar as formas de pagamento, sem onerar as transportadoras e os caminhoneiros. Com a ampliação deste modelo de pedágio eletrônico, as regras ficam mais claras para todos os usuários”, reforça Peres.