Estado

Sistema de mapeamento de áreas atingidas pelas enchentes tem versão pública lançada pelo governo do RS

Ferramenta integrada oferece dados detalhados para auxiliar na reconstrução e planejamento de políticas públicas

mapeamento
Foto: Maurício Tonetto / Secom

Nesta segunda-feira (15), o governo do Estado do Rio Grande do Sul lançou a versão pública do Mapa Único do Plano Rio Grande (MUP RS), uma ferramenta de mapeamento integrada das áreas diretamente impactadas pelas enchentes de abril e maio. O sistema permite que qualquer pessoa, ao acessar o portal, obtenha informações sobre as cidades afetadas, incluindo endereços, vias, domicílios, empresas, equipamentos públicos como escolas e hospitais, além da quantidade de pessoas atingidas.

O MUP RS é parte do Plano Rio Grande, que engloba ações emergenciais, de reconstrução e de planejamento para o futuro do estado. A ferramenta, já utilizada internamente pelo governo desde maio, está agora disponível para o público, permitindo que órgãos públicos e municípios utilizem os dados para simplificar processos e direcionar políticas públicas de forma mais eficiente e rápida.

Desenvolvido pela Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), através dos Departamentos de Economia e Estatística (DEE) e de Planejamento Governamental (Deplan), o MUP RS foi construído com base em imagens de satélite e análises topográficas e hidrográficas. Ele identifica áreas afetadas por alagamentos, inundações, enxurradas e deslizamentos.

Os dados do mapa foram cruzados com informações de diversas bases, incluindo Censo, Cadastro Único, e cadastros estaduais de Assistência Social, Saúde, Educação e Segurança, além de dados da Receita Estadual. As delimitações das áreas afetadas também contaram com contribuições da Defesa Civil dos municípios.

O lançamento do MUP RS é acompanhado pelo programa Re-Empreeender RS, que oferece apoio financeiro a pequenas empresas e microempreendedores afetados pelas enchentes. Este programa inclui três iniciativas: o MEI RS Calamidades, o Em Frente RS e o Pronampe Gaúcho, todos voltados para a recuperação econômica e sustentabilidade dos negócios impactados.

mapeamento