ESTRADAS

Seis pontes sobre o Rio Caí recebem manutenção preventiva

Obras são realizadas entre os quilômetros 29 e 32 da ERS-240, em Capela de Santana e Montenegro. O investimento da CSG é de R$ 650 mil

Manutenção nas pontes sobre o Rio Caí devem ser concluídas até o final de novembro
Manutenção nas pontes sobre o Rio Caí devem ser concluídas até o final de novembro | Divulgação/CSG

As seis travessias se localizam entre os quilômetros 29 e 32, na ERS-240, sobre o Rio Caí, entre Capela de Santana e Montenegro. As obras de manutenção visam manter a integridade das estruturas e a segurança do tráfego. O trabalho realizado pela concessionária Caminhos da Serra Gaúcha (CSG) iniciou nesta semana e a previsão é de que seja concluído até o fim de novembro.

O investimento estimado é de R$ 650 mil. O valor é proveniente da arrecadação das tarifas dos pórticos de pedágio free flow no Estado. As intervenções também pretendem aumentar a vida útil das pontes, que suportam grande fluxo de veículos, incluindo caminhões de carga.

Os serviços incluem a execução de proteção do talude das cabeceiras, reforçando as bases para prevenir a erosão, a recuperação da estrutura com reparos em fissuras e desgastes no concreto, além da substituição dos aparelhos de apoio, peças que permitem as movimentações das pontes para absorver impactos e variações de temperatura. Também será feita a recomposição de pontos danificados.

Trafegabilidade

Até o final das obras, estão previstas interrupções pontuais no trânsito, com possibilidade da implantação do sistema de pare e siga e estreitamento de pista em alguns trechos. A operação será realizada de forma a minimizar os transtornos aos motoristas.

As alterações no tráfego serão informadas pelo site da CSG e no perfil da concessionária no Instagram. A companhia alerta para que os motoristas redobrem a atenção e respeitem a sinalização temporária no trecho.