GOLPE

Secretaria da Agricultura alerta produtores rurais gaúchos sobre cobranças falsas

Seapi informa que nenhum servidor da Secretaria solicita pagamento de boleto, número de conta bancária ou pix via telefone para pagamento

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi) informa que nenhum servidor da Secretaria solicita pagamento de boleto, número de conta bancária ou pix via telefone para pagamento.

A pasta recebeu nesta semana denúncia de que cobranças estavam sendo feitas por telefone solicitando pagamento de autuações com prazo vencido. A Secretaria esclarece que as autuações são entregues de forma presencial para os produtores rurais com a assinatura destes dando ciência do documento. Normalmente, os produtores se deslocam até a Inspetoria de Defesa Agropecuária para serem cientificados ou são cientificados diretamente pelo Serviço Veterinário Oficial (SVO).

“Nós estamos agora concluindo um portal de autuações para modernizar o processo e disponibilizar um acesso online para consulta pelos produtores. Mas, até o momento, o procedimento é todo realizado presencialmente”, afirma o diretor adjunto do Departamento de Vigilância e Defesa Sanitária Animal (DDA), Francisco Lopes.

No caso das multas do Departamento de Defesa Vegetal (DDV), também não há cobrança direta. O produtor é notificado após a tramitação do processo administrativo por carta com aviso de recebimento ou por e-mail.