O governo do Japão aprovou a elaboração de um projeto estratégico para a produção e o consumo de hidrogênio verde no Rio Grande do Sul. A informação foi divulgada pelo Estado, na noite desta terça-feira (3). O chamado hidrogênio verde é caracterizado pela baixa emissão de carbono e por ser produzido a partir de fontes renováveis, como eólicas e solar.
A iniciativa terá foco no aproveitamento do potencial de energia renovável da região e no fortalecimento das relações econômicas bilaterais. A parceria foi efetivada durante a missão governamental do Executivo gaúcho, liderada por Eduardo Leite, na Ásia. O governador se reuniu com representantes da administração japonesa para detalhar as potencialidades do RS na área de energias renováveis.
O projeto integra o programa de cooperação do Ministério da Economia, Comércio e Indústria (Meti) com países do Sul Global, que visa promover a sustentabilidade e a descarbonização, ao mesmo tempo em que fortalece os laços geopolíticos e econômicos entre o Japão e esses países.
“A escolha do Rio Grande do Sul se deve à combinação de fatores como o apoio governamental e o potencial da região para a produção local de hidrogênio verde, que pode ser consumido internamente ou exportado pelo Porto do Rio Grande”, diz nota do governo gaúcho.
Além de atender à estratégia japonesa de transição energética, o estudo contribuirá para o desenvolvimento de infraestrutura no Estado.