O Rio Grande do Sul teve registro de instabilidade, nesta manhã de sábado (02), quando um temporal com granizo atingiu o município de Bagé, na região da Campanha. Conforme a MetSul Meteorologia, rajadas de vento muito fortes acompanharam temporais isolados que ingressaram no Oeste e no Sul do Estado.
A Defesa Civil estadual ainda não informou sobre possíveis danos reportados pelos municípios. A MetSul Meteorologia reforça que o cenário é de risco de tempo severo localizado, neste fim de semana no Rio Grande do Sul, com temporais que podem trazer tanto granizo como vendavais localizados.
A mais forte rajada de vento, observada até agora, se deu na estação meteorológica do Instituto Nacional de Meteorologia em Jaguarão, na fronteira com o Uruguai, onde entre 6h e 7h deste sábado o vento chegou a 104 km/h.
Moradores relatam que em alguns pontos as pedras de gelo tiveram diâmetro maior e foram acompanhadas por vendaval. Em São Gabriel, imagens mostram granizo e a chegada da chuva.
A cidade de Santa Maria amanheceu com rajadas ao redor de 60 km/h e temperatura muito alta de 25ºC por conta da interação da corrente de jato em baixos níveis com o relevo local. Em Agudo, no Centro-Serra, chegou a fazer 27ºC durante a madrugada deste sábado.
A estação do Instituto Nacional de Meteorologia em Bagé marcou rajada de vento de 90 km/h. Outros municípios próximos da fronteira com o Uruguai também registraram vendavais com registros de rajadas em estações do órgão federal de 81 km/h em Dom Pedrito e de 70 km/h em Quaraí.
Os temporais no Oeste e no Sul do estado ingressaram ainda com muitos raios. Dados do sensor GLM do satélite GOES-19 indicaram até às 7h deste sábado 1.146 raios em Santa Vitória do Palmar, 753 em Lavras do Sul, 634 em Bagé, 620 em Livramento, 555 em Pinheiro Machado, e 536 em Jaguarão.
Uma corrente de jato intensa em baixos níveis da atmosfera atua neste sábado no Rio Grande do Sul, transportando ar quente em altitude para o estado a partir da Bolívia e do Centro-Oeste do Brasil.
Uma frente fria avança pelo território gaúcho, neste domingo (03), e vai provocar chuva com possibilidade de tempestades localizadas, principalmente, em municípios do Centro para o Norte gaúcho, ou seja, afetando mais a Metade Norte do estado.
O ar quente em altitude agrava o risco de ocorrência de tempo severo à medida que a atmosfera mais aquecida se torna mais instável e favorável à formação de nuvens de maior desenvolvimento vertical com chuva forte, raios, granizo e em alguns casos vendavais.
Além de vendavais isolados associados a tempo severo, a corrente de jato em baixos níveis (JBN) favorece ainda vento do quadrante Norte forte em várias regiões, como o Oeste e o Centro do estado.