EMPREENDEDORISMO

RS bate recorde histórico de novas empresas abertas no 1º trimestre de 2025

84.505 novas empresas foram abertas no primeiro semestre de 2025 no Rio Grande do Sul

Estado registra recorde histórico na abertura de empresas no primeiro trimestre de 2025. Imagem Ilustrativa por Freepik.
Estado registra recorde histórico na abertura de empresas no primeiro trimestre de 2025. Imagem Ilustrativa por Freepik.

84.505 novas empresas foram abertas no primeiro semestre de 2025 no Rio Grande do Sul. O número representa o maior volume de negócios abertos desde 2003, ano em que a Junta Comercial, Industrial e Serviços do Rio Grande do Sul (JucisRS) começou a disponibilizar os dados de forma estruturada. Em janeiro, o número de empresas abertas foi de 33.144; em fevereiro, 26.157; e em março, 25.204.

Este recorde já havia sido superado no primeiro bimestre de 2025, com 59.301 novos empreendimentos, representando a maior quantidade de empresas abertas nos últimos dez anos.

Empresas abertas e demais iniciativas

Segundo o titular da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec), Ernani Polo, os dados comprovam que o trabalho do governo tem colaborado para que o Rio Grande do Sul se apresente como um estado mais atrativo para quem quer empreender.

“O ambiente de negócios é uma das prioridades estratégicas do Plano de Desenvolvimento Econômico, Inclusivo e Sustentável. Estamos todos engajados em seguir suas diretrizes para tornar o Rio Grande do Sul um local onde as empresas sabem que podem prosperar. Desburocratização, incentivo à qualificação de mão de obra, oferecimento de segurança jurídica e processos de licenciamento mais ágeis são alguns elementos que temos incentivado para isso”, explica Polo.

A presidente da JucisRS (vinculada à Sedec), Lauren Mazzardo, ressalta que esse recorde é reflexo dos projetos em parceria com o governo do Estado e secretarias para desburocratizar a abertura de empresas.

“O Tudo Fácil Empresas é um programa que permite ao empreendedor abrir seu negócio de baixo risco em até dez minutos e de forma totalmente gratuita”, ressalta.

O levantamento para comparativo do balanço pode ser conferido aqui.