Rio Paranhana apresenta elevação e começa a alagar Três Coroas, Igrejinha e Parobé

Em Taquara, nível do Rio dos Sinos começa a subir. Na cidade de Rolante, a prefeitura já montou um abrigo emergencial

Publicado por
08:44 - 17/06/2024

Compartilhar:

Facebook Twitter Whatsapp

Foto: Defesa Civil/Taquara

Pelo menos três municípios do Vale do Paranhana enfrentam transtornos devido às novas cheias desde domingo. No início da manhã desta segunda-feira (17), a situação começava a normalizar em cidades como Igrejinha e Três Coroas. O Rio Paranhana chegou ao pico de 5,71 metros por volta das 22 horas. O nível caiu para 2,67m às 7h, horário em que seguia em baixa.

No início da noite deste domingo (16), a água chegou a avançar sobre a Rua América, na região central de Três Coroas. Também houve alagamento em outros pontos da cidade, deixando carros parcialmente submersos. Antes das 23h, no entanto, a água já havia recuado para o leito do rio na área central, mas deixando uma forte correnteza.

Pelas redes sociais, a Prefeitura da Igrejinha também alertou a população sobre a cota de inundação e, mesmo destacando que o cenário é diferente do registrado em maio, não foi estabelecida uma previsão do nível que o rio pode atingir e, por isso, a população está orientada a ter atenção.

Já em Parobé, ainda no final da tarde, a Prefeitura informou que O Rio Paranhana seguia subindo, mas ressaltou as equipes estão trabalhando no suporte e remoção das famílias. Pessoas que estão em áreas alagáveis foram orientadas a buscar um local seguro e o abrigo da Escola Noemy já está aberto para receber as famílias que necessitarem.

Em Taquara, o Rio dos Sinos seguia em elevação na manhã desta segunda. Segundo a Defesa Civil, a situação era monitorada nos bairros Empresa e Loteamento Olaria. Durante o domingo, o bairro Santa Maria foi parcialmente inundado pelo Rio Paranhana. Cerca de 24 pessoas estavam em abrigos no começo do dia desta segunda.

Na noite deste domingo, a Prefeitura de Rolante montou um abrigo na Escola Souza Cruz. Segundo uma nota publicada pelo Executivo nas redes sociais, “Os dois rios, Rolante e Areia, estão em elevação”.

Compartilhe nas suas redes

Facebook Twitter Whatsapp