O boletim atualizado da Defesa Civil, divulgado às 12h deste sábado (04), revela que o Rio Grande do Sul já tem 57 mortos causadas pelas consequências do temporal que cai desde a última segunda-feira (29). Deste total, 10 casos estão sob investigação.
Por causa da chuva forte e das enchentes, 32.600 pessoas estão desalojadas. O número de feridos chegou a 74 nesta manhã. Atualmente, 67 pessoas estão desaparecidas no Estado.
Ainda segundo o levantamento, são 300 municípios atingidos, com 422.307 pessoas afetadas diretamente. Um total de 9.581 estão alojadas em abrigos organizados pelos órgãos de proteção civil.
Alertas
A Defesa Civil informa que, para aumentar o nível de prevenção, as pessoas podem se cadastrar para receberem os alertas meteorológicos do órgão. Para isso, é necessário enviar o CEP da localidade por SMS para o número 40199. Em seguida, uma confirmação é enviada, tornando o número disponível para receber as informações sempre que elas forem divulgadas.
Também é possível se cadastrar via aplicativo WhatsApp. Para ter acesso ao serviço, é necessário se registrar pelo telefone (61) 2034-4611 ou clicando aqui. Em seguida, é preciso interagir com o robô de atendimento enviando um simples “Oi”. Após a primeira interação, o usuário pode compartilhar sua localização atual ou qualquer outra do seu interesse para, dessa forma, receber as mensagens que serão encaminhadas pela Defesa Civil estadual.