A Defesa Civil de Lajeado está operando, de modo experimental, um radar de alta precisão na Ponte de Ferro sobre o Rio Forqueta. Visando aprimorar o monitoramento de enchentes e inundações na região, o equipamento é capaz de detectar variações no nível da água com precisão de um milímetro.
Desenvolvido pela empresa chinesa Hikvision, o equipamento combina uma câmera com um radar capaz de detectar variações no nível da água. Quando o nível do rio ultrapassa um limite pré-definido, o sistema emite um alerta automático para a central de monitoramento.
Dessa forma, os operadores conseguem verificar a situação em tempo real por meio das imagens da câmera acoplada ao radar, permitindo uma análise imediata da ocorrência. A localização escolhida para os testes, a Ponte de Ferro, entre Lajeado e Arroio do Meio, foi indicada pela Defesa Civil de Lajeado devido à estrutura adequada para a avaliação do equipamento.
O período de testes será de 30 dias, podendo ser prorrogado se necessário. Ao final, será solicitado um relatório técnico detalhado aos órgãos envolvidos para avaliação dos resultados.