BOLETIM

Praias de Arroio do Sal são próprias para banho; confira boletim de balneabilidade do RS

Foram analisadas as águas da praia de Rondinha e da Praia Central. As análises começaram em 17 de novembro e seguem até o fim de fevereiro

Praias de Arroio do Sal são próprias para banho; confira boletim de balneabilidade do RS
Foto: Divulgação/ Prefeitura de Arroio do Sal

O principal destino dos moradores da Serra Gaúcha no Litoral Norte do RS, o município de Arroio do Sal tem praias próprias para banho. É isso o que aponta o primeiro boletim do projeto Balneabilidade temporada 2024-2025, divulgado na sexta-feira (20), pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam).

Foram analisadas as águas da praia de Rondinha e da Praia Central. As análises começaram em 17 de novembro e seguem até o fim de fevereiro. No Litoral Norte, entre Palmares do Sul (Quintão) e Torres, são 33 pontos de água salgada monitorados.

Os dados do primeiro boletim são referentes ao resultado das cinco primeiras semanas de coletas. Dos 93 pontos analisados, 81 estão próprios para banho e 12 apresentam condição imprópria. A lista completa pode ser conferida pelo link.

Como funciona

Para a classificação das águas como própria ou imprópria, utilizam-se parâmetros de Escherichia coli (E.coli), observando os critérios definidos por resoluções. Nos balneários de Pelotas, Tapes e na Lagoa do Peixoto, em Osório, também são consideradas as cianobactérias. 

Os avisos de local próprio ou impróprio estarão em destaque em placas informativas fixadas nos pontos de coleta de água. Os veranistas também poderão consultar os resultados das análises no web aplicativo Balneabilidade. 

As coletas de amostras na região são feitas semanalmente pela Gerência Regional do Litoral Norte Sema-Fepam (Gerlit), que envia o material para análise microbiológica pela Divisão de Laboratórios (Dilab), em Porto Alegre. O serviço é uma das ações vinculadas à Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema), dentro do projeto Operação Verão Total 2024-2025, do governo do Estado.

Confira os locais impróprios para banho conforme o boletim:

Município – Balneário/Praia – impróprio para banho

  1. Barra do Ribeiro – Praia Recanto das Mulatas – Lago Guaíba
  2. Cerrito – Balneário Cerrito – Rio Piratini
  3. Cidreira – Cidreira – Rua Calábria
  4. Imbé – Mariluz –  Av. Mariluz
  5. Osório – Lagoa do Peixoto
  6. Pedro Osório – Balneário Pedro Osório – Rio Piratini
  7. Pelotas – Valverde – Trapiche
  8. Pelotas – Santo Antônio – Rua Bagé
  9. Rosário do Sul – Praia das Areias Brancas – Rio Santa Maria
  10. São Jerônimo – Praia do Encontro – Rio Jacuí
  11. São Lourenço do Sul – Praia das Ondinas
  12. Tramandaí – Tramandaí – Av. Da Igreja

Foto: Fepam-RS