NOVO PRAZO

Ponte da ERS-130, entre Lajeado e Arroio do Meio, será concluída só em março de 2025

Excesso de chuvas e readequação do projeto técnico alteraram o término da obra para mais três meses além do previsto

Fatores climáticos alteraram a previsão de conclusão da nova ponte
Fatores climáticos alteraram a previsão de conclusão da nova ponte | Foto: Fabrício Santos/EGR

A construção da ponte da ERS-130, entre Lajeado e Arroio do Meio, no Vale do Taquari, deverá atrasar. O principal motivo é o excesso de chuva, além de outros fatores, que devem adiar a conclusão da obra até o final do primeiro trimestre do ano que vem.

O novo prazo previsto para o término da travessia é 29 de março. A data foi confirmada pela empresa Engedal à Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR), após avaliação do cronograma apresentado, nesta quinta-feira (28), ao secretário de Logística e Transportes, Juvir Costella; e ao diretor-presidente da EGR, Luís Fernando Vanacôr.

A previsão inicial era de que a ponte fosse concluída até o final deste ano. Porém, vários fatores afetaram a programação. Entre elas, a chuva que caiu na região, entre 16 de junho e 7 de julho, impossibilitando a continuidade das sondagens.

Também foi necessária a readequação do projeto inicial. Os 150m de extensão da ponte foram ampliados para 172m, gerando um aumento de 22m e um prazo maior para execução. Com as informações obtidas nas sondagens, optou-se por reduzir a quantidade de pilares e vigas, passando de oito para sete, e diversificando os tipos de fundações para dar mais velocidade à construção.

“Sabemos da importância da obra para a região, tanto para a logística quanto para o dia a dia das pessoas. Estamos trabalhando arduamente para que essa ponte seja concluída. Mas é importante lembrar que enfrentamos neste ano uma tragédia nunca antes vista em nossa história. Mesmo assim, seguimos enfrentando os desafios e atuando intensamente em busca dos resultados que a sociedade espera”, afirmou Costella.

A construção da nova ponte da ERS-130 busca minimizar os impactos causados ​​pela destruição, ocorrida na enchente de 2 de maio. Devido à urgência da situação, a EGR contratou a obra de modo emergencial, com o objetivo de garantir a celeridade necessária para a licitação e consequente reconstrução.

Confira a cronologia da obra:

20/5 – Publicação da licitação
31/5 – Empresa Engedal homologada
3/6 – Assinatura do contrato
5/6 – Assinatura da ordem de início
5/6 – Início dos levantamentos topográficos e hidrológicos
21/6 – Equipes executam sondagens de solo
16/7 – Início da montagem do parque fabril e do canteiro de obras
14/8 – Conclusão das sondagens de solo
30/8 – Conclusão do parque fabril
6/9 – Início da produção das vigas e peças pré-moldadas
24/9 – Início das fundações/estacas cravadas
21/10 – Início das estacas raiz
25/10 – Conclusão das estacas cravadas
14/11 – Início da concretagem das vigas
21/11 – Colocação dos blocos de fundação
27/11 – Início do aterro de acesso