OPERAÇÃO FIM DA TROPA

Polícia prende três por tortura e intimidação de usuários de drogas em Arroio do Sal

Imagens feitas pela própria facção mostram criminosos agredindo fisicamente os usuários na frente de crianças. Além disso, um idoso teve o cabelo cortado à facão

Operação policial apreendeu drogas, dinheiro, celulares e materiais ligados ao trafico
Operação policial apreendeu drogas, dinheiro, celulares e materiais ligados ao trafico | Foto: Divulgação/PC

A Delegacia de Polícia de Arroio do Sal deflagrou na manhã desta terça-feira (15), a Operação Fim da Tropa. A finalidade foi desarticular grupo criminoso voltado ao tráfico e tortura de usuários de drogas.

Os integrantes são suspeitos de praticar agressão física contra usuários que comprassem entorpecentes em outros pontos de traficância. Os fatos foram filmados para repassar ao líder do grupo. Ele foi preso no decorrer das investigações em poder de drogas, duas pistolas e uma considerável quantidade de munições.

Na ação desta terça, foram cumpridas 21 ordens judiciais, sendo 12 mandados de prisão preventiva e sete de busca e apreensão, e duas ordens de afastamento do sigilo bancários dos líderes do esquema criminoso.

Até às 13h, haviam sido cumpridos oito mandados de prisão preventiva, sendo que três pessoas foram presas em flagrante. Elas são suspeitas de tráfico de drogas e associação para o tráfico. Foram apreendidas porções de maconha, crack, cocaína, balança de precisão e uma quantidade expressiva de dinheiro em espécie. O montante e as quantidades não foram divulgados pelo delegado Adriano Koehler Pinto, que coordenou a ação policial

Modus operandi

De acordo com a investigação policial, a organização criminosa tem origem no Vale dos Sinos. Os integrantes filmavam a tortura praticada contra usuários que compravam drogas em pontos concorrentes.

Conforme o inquérito, uma das agressões foi praticada na frente de crianças e bebês. Em outra situação, um idoso de 64 anos de idade teve o cabelo cortado com um facão, além de sofrer golpes de socos e chutes.

A ação em Arroio do Sal contou com o apoio das delegacias de Terra de Areia, Torres, Três Cachoeiras, Draco de Xangri-lá e 18ª Delegacia de Porto Alegre.