A Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas de Santa Maria (Draco), de Santa Maria, na região central do Estado, deflagrou, na manhã desta sexta-feira (18), a Operação Dinastia. A ação se estende por mais 18 cidades do interior, litoral norte e na região do Vale dos Sinos, no Rio Grande do Sul; e uma em Santa Catarina.
Até às 11h desta sexta, 29 suspeitos já haviam sido presos. Também foram apreendidos 18 veículos e oito armas.
A operação tem o objetivo de combater os crimes de organização criminosa, tráfico de drogas e armas, crimes cibernéticos e lavagem de dinheiro. A ação envolve a participação de 340 policiais civis, que cumpriram 180 ordens judiciais.
Investigação
O inquérito começou em outubro do ano passado. Em um ano, foi apurado que os suspeitos integram uma organização criminosa voltada à prática de múltiplas infrações penais. Entre elas, o tráfico de entorpecentes e armamento, além de delitos praticados por meios digitais e a lavagem do dinheiro obtido por meio das práticas ilegais.
Durante a investigação, foram identificados 40 criminosos estruturados de forma empresarial. Além disso, foi constatada a movimentação de cerca de R$ 20 milhões, relacionada a operadores financeiros.
Confira as cidade onde foram cumpridos os mandados judiciais:
- No Rio Grande do Sul:
- Alegrete
- Carazinho
- Cruz Alta
- São Borja
- Vera Cruz
- Arroio do Sal
- Capão da Canoa
- Imbé
- Tramandaí
- Dois Irmãos
- Estância Velha
- Nova Hartz
- Parobé
- Porto Alegre
- São Leopoldo
- Sapucaia do Sul
- Taquara
- Santa Maria
Em Santa Catarina:
- Balneário Camboriú/SC