Rio Grande do Sul - A Polícia Civil (PC), por meio da 3ª Delegacia de Investigações do Narcotráfico (3ª DIN/DENARC) apreendeu, na noite desta sexta-feira (07), mais de uma tonelada de maconha, armas de fogo, coletes à prova de balas, além de quantias consideráveis de cocaína e crack no interior do município de Parobé, no Vale do Paranhana, no Rio Grande do Sul.
Após investigação sobre o paradeiro de um fugitivo, os policiais civis conseguiram identificar uma propriedade rural, onde estariam sendo armazenadas drogas e armas de fogo. No local, os agentes localizaram um contêiner com 1.090 kg de maconha, 17 kg de cocaína, 11 kg de crack, uma arma, cal. 12, semiautomática, munições, balanças de precisão, embalagens, insumos e petrechos para refino e preparação de droga, além de 4 coletes balísticos, dois veículos e celulares.
Durante a ação, os policiais perceberam a chegada de um veículo de luxo, onde estavam dois homens. Um dos suspeitos, de 29 anos, estava foragido do sistema prisional e possui antecedentes por tráfico, associação para o tráfico, porte ilegal, organização criminosa, roubo majorado, adulteração de sinal identificador de veículo automotor, receptação e homicídio. Durante a abordagem, foi encontrada com o suspeito uma pistola, marca Glock, calibre 9 mm, e carregador estendido (30 tiros). Outro homem, de 43 anos, acompanhava o foragido e também foi detido no local.
Os presos foram autuados em flagrante pelos crimes de tráfico de drogas, associação para o tráfico e porte ilegal de arma de uso restrito, os quais foram conduzidos ao sistema prisional à disposição do Poder Judiciário.
De acordo com o delegado Joel Wagner, a ação integra a estratégia da Polícia Civil de intensificar as ações e investigações contra o tráfico de entorpecentes e as organizações criminosas. Com a apreensão, já foram apreendidas cerca de 2,5 toneladas de drogas pela 3ª DIN/DENARC no intervalo de um mês.