A regional da Serra Gaúcha do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae RS) apresentou, na manhã desta quinta-feira (09), as ações e estratégias dirigidas aos 49 municípios da Serra Gaúcha, em 2025. A apresentação ocorreu durante uma entrevista coletiva de imprensa, na sede, em Caxias do Sul.
O gerente regional, Gustavo Rech, iniciou a exposição com dados referentes às ações realizadas no ano passado. De acordo com o levantamento, foram investidos R$ 17,4 milhões em 40 projetos. A equipe da Serra prestou 31.043 atendimentos de Pessoas Física e Jurídica, com 17.643 pequenos negócios e 28.014 estudantes atendidos.
Para este ano, o Sebrae disponibiliza R$ 21 milhões para viabilizar 29 novos projetos. Estão previstos 480 encarteiramentos e o atendimento de 2.020 clientes de projetos. Além disso, a estimativa é de 194 mil atendimentos digitais, divididos em seis vocações.
Estratégias
As ações previstas para 2025 estão previstas para 13 modalidades. São elas, o Atendimento Especializado, Assessoria de Negócios, Sebrae Unio, Agente Local de Inovação, Sebrae Movie+, Metalmecânico, Moveleiro, Turismo, Indústria 4.0, Alimentos e Bebidas, Agronegócios, Encadeamento Produtivo e Indicação Geográfica.
“Planejar a abertura de um negócio é entender aonde eu vou atuar, qual o setor eu conheço. Preciso me aprofundar mais. Tendo essas respostas, a gente parte para o plano de negócios, onde vamos estruturar isso, tirar da nossa mente e colocar no papel. Estruturar todos os cenários possíveis, planejamento, localização, finanças e como posicionar o produto no mercado. Para isso, tem ferramentas específicas e o Sebrae tem muitas delas”, salienta Rech.
Inovação
Uma outra área de atuação do Sebrae é a de tecnologia e inovação. Este ano, entre as principais metas e ações, segundo Rech, está a prioridade de atuação na transformação de ecossistemas mapeados pela metodologia ELI (Ecossistemas Locais de Inovação) por meio de ações orientadas por soluções. Além disso, impulsionar a inovação nas micro e pequenas empresas, por meio do fomento à adoção de novas tecnologias e conexão com negócios inovadores, alinhado às estratégias de atendimento e vocações regionais.
Um dos destaques é a assessoria aos negócios digitais como as startups. De acordo com Gustavo Rech, o Sebrae prioriza o planejamento e as oportunidades de negócios.
“Mesmo que seja uma empresa de tecnologia, um modelo diferente de negócio, ela não foge muito daquilo que a gente indica para uma empresa tradicional, que é o planejamento e estudo do mercado, mas tem alguns fatores que são específicos para essa área. Existem no mercado, muitos editais com fomento a novas tecnologias a projetos e tem recurso disponível para isso. Seria bom quer esse futuro empresário pudesse se conectar a elos de inovação a ecossistemas de inovação aqui na nossa região, como o TecnoUcs e o Inova Bento, por exemplo”, destacou Rech.