Famílias que vivem em regiões agrícolas e que foram atingidas pelos eventos meteorológicos de 2024 no Rio Grande do Sul serão contempladas com casas rurais sustentáveis. A doação de 100 imóveis do tipo foi oficializada pelo governo do Paraná, na quarta-feira (12), durante o Show Rural Coopavel, no município de Cascavel.
A doação havia sido anunciada, ainda, em setembro do ano passado pelo governo do paranaense. Como forma de regularizar o processo, o documento assinado nesta semana precisou passar pelo Conselho Estadual de Ajuda Humanitária do Paraná, pela Casa Civil e foi aprovado pelo governador do Estado.
O secretário da Agricultura e do Abastecimento do Paraná (Seab), Natalino Avance de Souza, destacou a importância dessa doação.
“Ajudar a diminuir a dor dos moradores do Rio Grande atingidos pela tragédia é um dever para nós aqui do Paraná. Espero que aproveitem da melhor maneira possível”, afirmou o secretário.
A Casa Rural Sustentável apresentada no Show Rural passou por testes de qualidade e foi aprovada para o início da utilização. A madeira usada nas casas é oriunda de áreas de reflorestamento do Estado do Paraná. O material é processado para transformação em madeira engenheirada, que é própria para construções civis de manejo sustentável e baixa emissão de carbono.
O programa de construção de casas está sendo modelado junto a Águia Florestal, uma das empresas que têm concessão para explorar as áreas de florestas plantadas do Estado do Paraná. O protocolo assinado prevê que a empresa use uma técnica chamada de CLT (Cross Laminated Timber), em que lamelas de madeira coladas em camadas cruzadas oferecem resistência, estabilidade e eficiência acústica e térmica.