OPERAÇÃO VERÃO TOTAL 2024/2025

Operação Verão Total 2024/2025 apresenta resultados positivos em segurança e serviços à comunidade do RS

Dados da operação foram destacados em ação realizada na Praia do Laranjal, em Pelotas, neste sábado (22)

Estado registra queda indicadores da Segurança Pública durante Operação Verão. Foto: Rodrigo Ziebell/GVG
Estado registra queda indicadores da Segurança Pública durante Operação Verão. Foto: Rodrigo Ziebell/GVG

O governador em exercício Gabriel Souza anunciou os números da Operação Verão Total 2024/2025 durante evento realizado na Praia do Laranjal, em Pelotas, no último sábado (22). A ação, que contou com a participação de órgãos estaduais e municipais, mostrou uma redução nos índices de criminalidade em comparação com a temporada anterior. Os dados são referentes ao estado do Rio Grande do Sul (RS).

Números da Segurança Pública

Os dados apresentados indicam uma queda em diversos tipos de crime, com destaque para o roubo a estabelecimento comercial, que teve redução de 36%, com 14 ocorrências registradas nesta temporada, contra 22 no período 2023/2024.

O roubo a pedestres também apresentou uma queda de 27%, passando de 285 para 208 casos. Os roubos a veículos tiveram uma diminuição de 10%, enquanto os crimes violentos letais intencionais (CVLI) caíram 14%, com 37 mortes registradas em comparação com 43 no ano passado.

O estelionato reduziu 21%, com 1.154 registros neste ano, contra 1.460 no período anterior. O roubo a residência também teve queda de 30%, de 23 para 16 ocorrências.

O comandante-geral da Brigada Militar (BM), coronel Claudio dos Santos Feoli, destacou a colaboração entre as forças de segurança para alcançar os resultados obtidos na operação.

“Em 2024 conseguimos números muito impressionantes. Foi o ano mais seguro da série histórica do Rio Grande do Sul, com queda de todos os crimes. Desde 2019 até agora nós diminuímos, por exemplo, pela metade do número de homicídios no Rio Grande do Sul a cada 100 mil pessoas, que é o número medido pelos protocolos internacionais de segurança pública. Estamos com números muito próximos aos de países europeus”, avalia.

Serviços à comunidade

Além das ações de segurança, a Operação Verão Total também ofereceu diversos serviços à comunidade no calçadão da Praia do Laranjal. Dentre as atividades, foram realizadas iniciativas como a mini-rústica da Polícia Civil e o projeto Guarda-Vidas Mirim, do Corpo de Bombeiros, voltados para o público infantil.

A Polícia Penal apresentou uma exposição de tornozeleiras eletrônicas e demonstrou o trabalho dos cães utilizados na segurança de unidades prisionais. O Instituto-Geral de Perícias disponibilizou informações sobre a emissão de carteiras de identidade e apresentou a oficina Perícia Mirim.

Outras instituições também participaram da ação, como a Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência e Altas Habilidades (Faders), que promoveu o tradicional banho assistido, e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que realizou atividades educativas sobre primeiros socorros. A Emater/RS, a Secretaria de Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema), o Procon RS, a Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS), a Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH), entre outros, também ofereceram serviços à população durante o evento.