PREVISÃO

Municípios registram danos após vento e temporal de granizo no RS

O Centro de Monitoramento da Defesa Civil do RS informou que a tendência é que temporais, com chuva, raios, queda de granizo e rajadas de vento

Destelhamento após vento e temporal de granizo em Bagé. (Foto: Defesa Civil de Bagé)
Destelhamento após vento e temporal de granizo em Bagé. (Foto: Defesa Civil de Bagé)

A previsão de temporais, no Rio Grande do Sul, se confirmou neste sábado (02) aompanhados por rajadas de vento nas regiões Central, Campanha, Oeste e Sul. Nestes locais foram registradas chuva e pedras de granizo. O Centro de Monitoramento da Defesa Civil do RS informou que a tendência é que temporais, com chuva, raios, queda de granizo e rajadas de vento persistam no estado no final de semana.

O município de Bagé contabilizou danos após temporal de granizo, com destelhamentos de casas nos bairros Tarumã, Arvorezinha e Castro Alves, além da queda de uma árvore no bairro Floresta. Houve pedidos por lonas e telhas, e o Corpo de Bombeiros e a Secretaria de Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano (Seinfra) atuam na retirada de uma árvore caída.

De acordo com a MetSul Meteorologia, a maior rajada de vento observada até agora se deu na estação meteorológica do Instituto Nacional de Meteorologia em Jaguarão, na fronteira com o Uruguai, onde o vento chegou a 104 km/h. A Defesa Civil do município contabilizou, até agora, pelo menos oito residências com destelhamento. Postes de energia tiveram avarias e estão inclinados e segurados por fios de rede elétrica.

Em Santa Maria, o vento começou na noite de sexta-feira (01). Houve pelo menos seis ocorrências de entrega de lonas para residências que sofreram destelhamento, nos bairros Camobi, na região leste; e nos bairros Tancredo Neves e Santa Marta, no lado oeste, segundo a Defesa Civil do município. Houve registro de uma queda de árvore sobre uma rede elétrica na Linha da Fronteira, bairro Caturrita, e a ocorrência foi encaminhada ao Corpo de Bombeiros. O município segue em alerta amarelo, de atenção, para mais instabilidade.

Em Dom Pedrito, as rajadas de vento chegaram a 81 km/h. A Defesa Civil estadual emitiu condição de alerta para a região Sul, Campanha, Centro e Oeste. A condição de atenção para instabilidades para chuva forte, raios e granizo é para as regiões Costa Doce, Venâncio Aires e Vale do Taquari, região Sul, Litoral Norte, Santa Maria, Litoral Médio e Região Metropolitana de Porto Alegre.

Para as regiões Nordeste e Extremo Sul do Estado, não são esperados volumes significativos de chuva. Para o domingo (03), a previsão é de chuva moderada a forte, acompanhada de raios e temporais com queda de granizo e rajadas de vento entre 50 e 80 km/h, podendo atingir os 90 km/h.

Os acumulados variam entre 10 e 30 mm/dia na Costa Doce, RMPOA, Litoral Médio e Norte, Serra, Nordeste e Norte. No Centro e parte dos Vales, os acumulados variam entre 30 e 50 mm/dia, podendo alcançar pontualmente os 100 mm/dia nas Missões e Noroeste.