O programa do Governo do Estado intitulado “Mãe Gaúcha” está aberto para todos os municípios gaúchos interessados em realizar a adesão, em 2025. A iniciativa promove a distribuição de kits com itens essenciais para recém-nascidos a gestantes em situação de vulnerabilidade social de cidades que se habilitem no edital do programa.
O programa é coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes). Para se inscreverem, os municípios devem enviar um Termo de Adesão, assinado pelo prefeito, juntamente dos demais documentos indicados no edital, para o e-mail [email protected]. Até o momento, 180 municípios já aderiram ao programa.
Lançado no início de 2024, o Mãe Gaúcha beneficia gestantes a partir da 28ª semana de gravidez, inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) e que recebam o benefício do Bolsa Família (ou que estejam aguardando o deferimento da inscrição no programa). Além disso, as gestantes precisam estar com o pré-natal em dia.
Cada kit é composto por peças essenciais para os primeiros meses do bebê – como cobertor, toalha de banho com capuz, casaquinho de moletom, macacões longos e curtos, bodies, culotes e meias, além de uma bolsa maternidade. O Mãe Gaúcha já soma mais de 28 mil kits entregues desde seu lançamento.
A distribuição dos kits às prefeituras é baseada no número de gestantes no CadÚnico que residem no município e que atendem aos requisitos do programa. Compete às prefeituras a entrega dos kits diretamente às beneficiárias.
Próximas entregas do Mãe Gaúcha
Estão previstas para janeiro e fevereiro as primeiras entregas de 2025 dos kits do Mãe Gaúcha às prefeituras. As ações ocorrem de forma regionalizada e devem beneficiar 150 municípios. No total, serão distribuídas 4.442 unidades.
Calendário de entregas de janeiro e fevereiro
Janeiro
21/1 – Polo Lajeado (234 kits/14 municípios beneficiados)
22/1 – Polo Caxias do Sul (765 kits/13 municípios beneficiados)
28/1 – Polo Passo Fundo (86 kits/16 municípios beneficiados)
29/1 – Polo Frederico Westphalen (296 kits/34 municípios beneficiados)
30/1 – Polo Santo Ângelo (339 kits/21 municípios beneficiados)
Fevereiro
18/2 – Polo Uruguaiana (1.123 kits/11 municípios beneficiados)
(a definir) – Polo Santa Maria (912 kits/29 municípios beneficiados)
(a definir) – Polo Pelotas (687 kits/12 municípios beneficiados)