O Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS) realizou, oficialmente, cessão de uso de duas motos aquáticas, dois quadriciclos e dois reboques para uso do Corpo de Bombeiros Militar do Estado (CBMRS). O termo de cooperação com a Secretaria da Segurança Pública e o Corpo de Bombeiros foi firmado, nesta segunda-feira (14).
Os equipamentos, usados pelo Núcleo de Inteligência do Ministério Público (NIMP) e pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO), foram doados ao Ministério Público pelo GAECO/SP, do Ministério Público de São Paulo, para auxílio nos resgates durante as enchentes de maio deste ano no Estado.
Conforme o documento assinado, pelo MPRS, somente militares devidamente habilitados poderão conduzir os veículos, que serão utilizados na atuação do Corpo de Bombeiros. O Estado assumirá a obrigação de pagar quaisquer despesas, tributos e tarifas relacionados aos equipamentos.
O procurador-geral de Justiça, Alexandre Saltz, ressaltou a importância da parceria entre as instituições e agradeceu o auxílio do MPSP. O secretário da Segurança Pública do Estado, Sandro Caron, saudou a iniciativa do MP gaúcho.
“Ganha, a segurança pública, mas ganha, acima de tudo, o cidadão gaucho vendo os órgãos trabalhando em parceria e integração que é a marca do RS Seguro”, destacou o secretário.
O comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do RS, Eduardo Estevam Camargo Rodrigues, também destacou a importância da cessão para os bombeiros.
“Agradeço o MP por esta iniciativa tão valorosa para prestar um serviço de excelência para nossa sociedade. Com estes equipamentos, nós estaremos aprimorando as nossas ações de busca e salvamento”, afirmou.
Assinaram o termo de cooperação o procurador-geral de Justiça, Alexandre Sikinowski Saltz, o coordenador do GAECO e do NIMP, André Luis Dal Molin Flores; o secretário da Segurança Pública do Estado, Sandro Luciano Caron de Moraes, e o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do RS, Eduardo Estevam Camargo Rodrigues. A subprocuradora-geral de Justiça para Assuntos Institucionais, Isabel Guarise Barrios, também participou do evento de assinatura.