ELEIÇÕES 2024

MPE pede investigação sobre entrega de dinheiro feita por prefeito eleito de Canoas

Vídeo divulgado um dia depois do 2º turno das eleições mostra Airton Souza (PL) repassando maço de notas a outra pessoa dentro de um veículo. Órgão solicitou abertura de inquérito pela Polícia Federal

Imagens mostram Souza retirando dinheiro da calça e entregando ao motorista do veículo
Imagens mostram Souza retirando dinheiro da calça e entregando ao motorista do veículo | Foto: Reprodução/Redes sociais

O Ministério Público Eleitoral do Estado (MPE/RS) enviou, nesta terça-feira (29), um ofício à Polícia Federal (PF) solicitando investigação das circunstâncias sobre um um vídeo que envolve o prefeito eleito de Canoas, Airton Souza (PL). Nas imagens, divulgadas nesta segunda (28), um dia após o 2º turno das eleições municipais, o político aparece dentro de um veículo, retirando um maço de dinheiro com notas de R$ 100 de dentro das calças e entregando ao motorista de um veículo.

As imagens foram gravadas pela própria pessoa que recebeu as notas sem que Airton percebesse a filmagem. O local da entrega do dinheiro foi identificado como na Rua Doutor Barcelos, Centro de Canoas, próximo ao comitê de campanha do prefeito eleito.

A uma emissora de rádio de Porto Alegre, Souza justificou que se tratava do pagamento de um compromisso particular. Entretanto, não forneceu detalhes sobre o motivo do pagamento, e disse que teria sido há algum tempo. Contudo, as imagens mostram um adesivo de campanha na roupa dele, na altura do peito. Ele classificou a filmagem como um ato de má intenção por parte do recebedor do numerário.

Quem é o prefeito eleito

Airton Souza, 57 anos, é natural de Tenente Portela, na região Noroeste do Estado. Profissionalmente, é empresário do ramo gráfico e foi eleito vereador em 2004, 2008, 2012 e 2020. O vice-prefeito na chapa é Rodrigo Busato (União Brasil).

A chapa obteve 52,12% dos votos válidos (75.688). O adversário, Jairo Jorge (PSD), atual prefeito de Canoas, alcançou 69.518 votos, que significam 47,88% dos votos com validade na eleição.