NO VERMELHO

Menos da metade dos bares e restaurantes fecharam julho no lucro no RS

A divulgação foi feita pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes do Rio Grande do Sul

O índice foi abaixo do esperado em comparação com o mês de junho. (Foto: Reprodução)
O índice foi abaixo do esperado em comparação com o mês de junho. (Foto: Reprodução)

O resultados de uma pesquisa que mostra o desempenho do setor de alimentação fora do lar no Estado, durante o mês de julho, apontou que 47% das empresas operaram no lucro, 39% registraram estabilidade e 14% tiveram prejuízo. A divulgação foi feita pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes do Rio Grande do Sul (Abrasel no RS).

O índice foi abaixo do esperado para os restaurantes em comparação com o mês de junho, onde 51% dos negócios relataram aumento no faturamento, enquanto 28% mantiveram estabilidade e 21% operaram no prejuízo.

Para o presidente da Abrasel RS, Leonardo Dorneles, os dados são um reflexo da instabilidade enfrentada pelo setor e evidenciam a volatilidade do mercado.

“O momento exige atenção redobrada e reforça a importância de acompanhar de perto a realidade das empresas, mantendo diálogo constante com o poder público e buscando medidas para estimular o crescimento sustentável dos negócios”, disse.

As principais dificuldades vivenciadas pelos estabelecimentos dizem respeito ao endividamento e à inflação. O levantamento aponta que 31% dos empreendimentos não conseguiram aumentar os preços nos últimos 12 meses. Já entre aqueles que realizaram reajustes, 63% o fizeram conforme ou abaixo do índice inflacionário e apenas 6% conseguiram repassar valores acima deste patamar.

Além disso, a pesquisa também mostrou que 24% das empresas têm dívidas em atraso, dentre os quais 90% são referentes à impostos federais, 48% empréstimos bancários e 45% impostos estaduais.