Instituto de Previdência do Rio Grande do Sul suspende temporariamente a prova de vida

Além da suspensão da prova de vida, o IPE Prev também suspendeu o atendimento presencial na sede em Porto Alegre

Publicado por
18:52 - 07/06/2024

Compartilhar:

Facebook Twitter Whatsapp

Foto: Divulgação

O Instituto de Previdência do Rio Grande do Sul (IPE Prev) anunciou nesta sexta-feira (07) a suspensão, por tempo indeterminado, da prova de vida para aposentados, pensionistas e militares inativos. A medida foi tomada devido ao estado de calamidade pública provocado pelas intensas chuvas e alagamentos que assolam o estado. O decreto vem de encontro a situação enfrentada pela população gaúcha e busca aliviar as dificuldades enfrentadas pelos beneficiários do sistema previdenciário estadual.

A suspensão da prova de vida está detalhada na Instrução Normativa 04/2024, publicada no Diário Oficial do Estado. A normativa dispensa o recadastramento anual e a prova de vida para aposentados, pensionistas e militares inativos que fazem aniversário em março, abril, maio e junho de 2024. No entanto, a medida não se aplica a pensionistas que são filhos estudantes, que devem seguir regras específicas.

A medida foi bem recebida pelos beneficiários, que agora não precisam se preocupar com a prova de vida durante a situação de calamidade. “É um alívio saber que não precisarei sair de casa neste momento difícil para realizar o recadastramento,” disse Maria Souza, aposentada de 72 anos.

Além da suspensão da prova de vida, o IPE Prev também suspendeu o atendimento presencial na sede em Porto Alegre. Segundo a instituição, a população será mantida informada sobre qualquer atualização ou mudança nas medidas emergenciais.

Previdência

Compartilhe nas suas redes

Facebook Twitter Whatsapp