Identidade visual dos Festejos Farroupilhas 2024 no Estado é definida

Neste ano, o tema das festividades é o Centenário de Jayme Caetano Braun

Publicado por
20:50 - 11/04/2024

Compartilhar:

Facebook Twitter Whatsapp

Foto: Solange Brum / Ascom Sedac

A definição da identidade visual dos Festejos Farroupilhas 2024 foi enfim escolhida nessa terça-feira (9), em reunião da Comissão Estadual responsável pela organização das festividades. O encontro ocorreu na sede do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), em Porto Alegre.

Eleita por unanimidade pela Comissão, a arte-tema é uma produção de Cintia Matte Ruschel e representa o Centenário de Jayme Caetano Braun, tema dos Festejos de 2024. A presidente da Comissão e secretária de Estado adjunta da Cultura, Gabriella Meindrad, afirmou que a identidade visual escolhida “simboliza muito bem o tema dos Festejos, sintetizando a temática proposta e expressando a diversidade cultural do gaúcho missioneiro. Parabenizo a Cintia pela criação e a Comissão pelo trabalho que vem fazendo e que nos permitiu, já em abril, termos a identidade visual. Seguimos focados em fazer grandes entregas, resgatando a potência dos Festejos”.

Conforme Cintia explicou em sua criação, ela buscou representar “o ambiente missioneiro que Jayme conheceu desde criança e que retratou em toda a sua obra. Procurei reconstruir esse cenário de forma ilustrativa, como uma pintura, mostrando símbolos das Missões”. As Três opções foram apresentadas para votação dos presentes. A versão final, contudo, será disponibilizada posteriormente na página dos Festejos, após passar por ajustes sugeridos pela Comissão.

O próximo encontro da Comissão está agendado para o dia 23 de abril, quando deverá ser definida a canção-tema dos Festejos Farroupilhas 2024. Afinal, se encerrou nesta quarta-feira (10) o prazo de inscrições para compositores interessados em participar.

Sobre a artista

Cintia Matte Ruschel é nascida em Porto Alegre e formada em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda, pela UFRGS. Especializou-se em Design Visual e Computação Gráfica nos Estados Unidos, onde trabalhou em estúdio de animação para cinema, em Hollywood. Desde então, trabalha com artes gráficas, logotipos, identidade visual, multimídia, animação e design de sites, entre outros. Concursada da TVE, atualmente está lotada na assessoria de comunicação do Instituto-Geral de Perícias (IGP) e é membro da Comissão Estadual dos Festejos Farroupilhas.

Festejos Farroupilhas

Estabelecida pelo decreto estadual 57.349/2023, a Comissão Estadual dos Festejos Farroupilhas iniciou seus trabalhos em fevereiro deste ano, quando anunciou o cantor, compositor e violonista Pedro Ortaça como patrono das festividades de 2024. Clique aqui para conferir uma entrevista com ele. Além de Gabriella Meindrad na presidência, a Comissão tem como vice-presidente Rogério Bastos, da Fundação Cultural Gaúcha, ao lado de Karina Contiero Silveira, da OAB/RS, e Ivana Maria Genro Flores, da Casa Civil, como 1ª e 2ª secretárias, respectivamente.

Em 2020, sobretudo para melhor organizar e integrar as comemorações relacionadas à Revolução Farroupilha no Rio Grande do Sul, o governador Eduardo Leite criou a Comissão Especial, à qual cabe a tarefa de unir os festejos mais importantes do ano em uma grande programação, que passou a constituir os Festejos Farroupilhas.

Compartilhe nas suas redes

Facebook Twitter Whatsapp