Chuí

Homem morre ao ser atingido por raio no Litoral Sul do RS

Temporal causou estragos em, pelo menos, 15 cidades no Estado.

O episódio evidencia o risco de estar em espaços abertos durante tempestades, principalmente em regiões litorâneas.
O episódio evidencia o risco de estar em espaços abertos durante tempestades, principalmente em regiões litorâneas.

Um homem morreu na praia do Chuí, Litoral Sul do Rio Grande do Sul, após ser atingido por um raio. A vítima chegou a ser resgata e foi conduzida ao hospital de Santa Vitória do Palmar, mas não resistiu. O Corpo de Bombeiros Militar e guarda-vidas auxiliaram no atendimento neste domingo (16).

A descarga elétrica ocorreu enquanto ele estava na faixa de areia, em meio às condições climáticas adversas que afetaram a região. A identidade da vítima não foi divulgada pelas autoridades.

Testemunhas acionaram imediatamente o Corpo de Bombeiros Militar e os guarda-vidas que atuam na orla. As equipes realizaram os primeiros socorros e encaminharam a vítima com urgência. No entanto, devido à gravidade das lesões causadas pela descarga elétrica, ele não resistiu e veio a óbito na unidade de saúde.

Segundo a Defesa Civil, condições meteorológicas severas, com grande incidência de raios, foram registradas ao longo do litoral gaúcho durante o domingo, aumentando os riscos para os frequentadores das praias.

Perigo das tempestades elétricas no litoral

O episódio evidencia o risco de estar em espaços abertos durante tempestades, principalmente em regiões litorâneas, onde a incidência de raios é maior.

Em situações de tempo instável, a recomendação é evitar locais descampados, áreas abertas e corpos d’água, procurando abrigo em locais seguros.

Estragos do temporal pelo estado

Já chegam 15 o número de municípios no RS que relataram estragos à Defesa Civil, causados pelo temporal deste domingo. Uma das regiões mais atingidas foi o Litoral Norte, onde Osório, Imbé e Tramandaí tiveram ocorrências ocasionadas pela chuva.

Em Osório, pelo menos 40 casas ficaram destelhadas por conta do temporal. Além disso, a lona de um circo desabou, ferindo ao menos dez pessoas na noite passada. No momento do acidente, 200 pessoas assistiam ao espetáculo. Cem delas teriam ficado embaixo da lona logo após o desabamento.

Na cidade de Imbé, foram em torno de 120 casas atingidas, árvores, postes e outdoors caídos. Cinco famílias até o momento foram desalojadas. Em Tramandaí, seis casas foram destelhadas. Houve ainda o registros de dois incêndios em residências.

Em Barra do Quaraí a queda de um poste de energia elétrica danificou parte da área coberta da escola municipal Manoel Imãs dos Santos. Em geral, o município está sem energia elétrica. No município de Cachoeira do Sul, árvores caídas nas ruas e em cima de residências.

Em Candelária, 10 casas foram destelhadas. Algumas vias foram obstruídas devido à tempestade. Em Condor, o forte vendaval ocasionou destelhamento de residências e quedas de árvores e alguns pontos de bloqueios entre os municípios de Condor e Panambi.