A redução na tarifa-base do pedágio foi confirmada nesta sexta-feira (11) pelo governador Eduardo Leite em reunião com prefeitos das cidades abrangidas pelo Bloco 2 de concessões rodoviárias, lideranças empresariais e representantes de entidades regionais. No encontro foi possível detalhar os avanços do projeto e anunciar, além dos investimentos previstos e os impactos econômicos positivos para a região.
Em sua fala, Leite garantiu que a redução na tarifa-base do quilômetro rodado será, sim, uma realidade, contanto, a decisão definitiva será anunciada na primeira quinzena de maio.
“Estamos trabalhando para garantir um modelo que seja justo tanto para os usuários quanto para a viabilidade do projeto. Posso assegurar que haverá uma redução na tarifa-base do quilômetro rodado, embora o valor final ainda esteja em avaliação pela equipe técnica”, afirmou.
O Bloco 2 de concessões abrange 415 quilômetros de rodovias e prevê investimentos de R$ 6,7 bilhões, sendo R$ 4,5 bilhões nos primeiros dez anos do contrato, e compreende os seguintes Municípios: Erechim, Erebango, Getúlio Vargas, Estação, Sertão, Coxilha, Passo Fundo, Marau, Vila Maria, Casca, Paraí, Nova Araçá, Nova Bassano, Nova Prata, Serafina Correa, Guaporé, Dois Lajeados, Vespasiano Correa, Muçum, Encantado, Arroio do Meio, Lajeado, Cruzeiro do Sul, Mato Leitão, Venâncio Aires, Garibaldi, Carlos Barbosa, Boa Vista do Sul, Westfalia, Teutônia, Estrela e Fazenda Vilanova..
A tarifa-base do pedágio, que na proposta inicial estava fixada em até 23 centavos por quilômetro, será reduzida, após análise das contribuições recebidas durante o processo de consulta pública realizado entre janeiro e março.
O governo também confirmou o aporte de R$ 1,3 bilhão via Fundo do Plano Rio Grande (Funrigs) para obras de resiliência climática, como a elevação de pontes e a melhoria da drenagem em áreas sujeitas a inundações.
Também representaram o governo na audiência o vice-governador Gabriel Souza, o chefe da Casa Civil, Artur Lemos, e os secretários Pedro Capeluppi (Reconstrução Gaúcha), Juvir Costella (Logística e Transportes), Ernani Polo (Desenvolvimento Econômico), Caio Tomazeli (Comunicação) e Paula Mascarenhas (Relações Institucionais), além do líder do governo na Assembleia Legislativa, Frederico Antunes.
Sobre o Bloco 2 de concessões
O Bloco 2 de concessões rodoviárias faz parte do programa de Parcerias e Infraestruturas Resilientes do Plano Rio Grande, que busca ampliar os investimentos em infraestrutura no Estado. O projeto beneficiará diretamente 17,5% da população gaúcha e prevê:
- 244 km de duplicações
- 103 km de terceiras faixas
- 323 km de acostamentos
- 73 km de vias marginais
- 43 passarelas para pedestres
- 159 novos dispositivos (rotatórias, retornos e passagens)
- 16 pontes com cota elevada
Sistema avançado de drenagem em áreas de risco
Uma pesquisa realizada pelo Instituto Amostra, em abril de 2025, mostrou que 73,5% dos entrevistados preferem a concessão das rodovias com pedágio a manter as estradas nas condições atuais, e 83% acreditam que as obras devem ser realizadas o quanto antes.