O governador Eduardo Leite e o presidente da Itália, Sergio Mattarella, visitaram na tarde desta terça-feira (16) o Centro Humanitário de Acolhimento Recomeço, em Canoas. Cumprindo agenda oficial no Brasil, Mattarella fez questão de visitar o Rio Grande do Sul para testemunhar de perto a situação vivida pelo Estado após as devastadoras enchentes de maio, que repercutiram internacionalmente.
“Estou aqui para manifestar a proximidade do povo italiano com os gaúchos. Chamou muito a atenção da opinião pública italiana a tragédia que castigou o Rio Grande do Sul e fiz questão de vir aqui, durante a minha visita, para testemunhar nossa proximidade e carinho. De fato, foram inúmeros os italianos que vieram para cá e que foram acolhidos de braços abertos”, afirmou Mattarella, referindo-se à histórica imigração italiana para o Brasil.
Leite e Mattarella, acompanhados pelo vice-governador Gabriel Souza e autoridades federais e municipais, percorreram as instalações do Centro Recomeço. O governador lembrou sua viagem oficial à Itália em abril deste ano, destacando os 150 anos da imigração italiana e o difícil momento vivido pelo Estado.
“Dez dias antes da catástrofe, eu estava na Itália para reforçar os laços entre o nosso Estado e esse país, que tem uma ascendência tão importante sobre a nossa cultura e a população. Esse gesto do presidente é uma cortesia e, ao mesmo tempo, uma demonstração de sensibilidade e carinho com o povo gaúcho. Isso nos sensibiliza muito e nos dá uma percepção de acolhimento, que é muito importante neste momento”, afirmou Leite.
Durante a visita, Mattarella ficou particularmente comovido com o atendimento prestado pelo Centro Recomeço às crianças. Aberto em 4 de julho, o espaço foi planejado pelo governo estadual, com apoio de instituições parceiras, para oferecer assistência humanizada às famílias que perderam suas casas devido à catástrofe.
O centro acolhe cerca de 630 pessoas e possui uma área dedicada às crianças, com brinquedos e apoio psicológico, além de acompanhamento de psicopedagogos e pediatras especializados em desenvolvimento infantil. A gestão do Centro é realizada pela Agência da Organização das Nações Unidas para as Migrações (OIM).
Após a visita, o governador almoçou com o presidente no clube Leopoldina Juvenil, em Porto Alegre. Antes de deixar Canoas, Leite comentou sobre alguns dos temas que seriam discutidos com o presidente italiano.
“Queremos desenvolver acordos econômicos e parcerias acadêmicas entre as nossas universidades. Assim que tivermos o Aeroporto Salgado Filho operando plenamente, gostaríamos de viabilizar voos diretos entre o Rio Grande do Sul e a Itália. Além disso, esse país tem muitas empresas importantes, e nós queremos que elas possam olhar para o nosso Estado dentro dos programas de concessão e de infraestrutura”, detalhou o governador.
governador Eduardo Leite