NA CTI

Estado de saúde do ex-governador Alceu Collares é considerado estável

Líder pedetista gaúcho está internado na CTI do Hospital Mãe de Deus, em Porto Alegre, devido a um enfisema pulmonar diagnosticado em 2016

Ex-governador está internado no Hospital Mãe de Deus
Ex-governador está internado no Hospital Mãe de Deus | Foto: Ederson Nunes/CMPA

O ex-governador do Estado, Alceu Collares (PDT), de 97 anos, está internado no Centro de Tratamento Intensivo (CTI) do Hospital Mãe de Deus, em Porto Alegre, desde a última terça-feira (17). Ele se trata de um enfisema pulmonar.

Na segunda (16), Collares apresentou falta de ar, e foi levado pela esposa, ex-secretária de Educação do RS, Neuza Canabarro, ao hospital. Inicialmente, ele ficou isolado, antes de ser transferido para o CTI no dia seguinte. Segundo a equipe médica, a situação de saúde dele inspira cuidados, mas segue sem alterações.

Collares foi diagnosticado com enfisema há cerca de oito anos. A condição é crônica, e reduz a capacidade respiratória. Em novembro, o líder pedetista tratou uma pneumonia. Mesmo após o período de recuperação, seguiu com algumas dificuldades. Ele também é portador de outras comorbidades.

Segundo a enteada, Celina Carvalho, durante almoço de família no domingo que antecedeu a internação, Collares se mostrava disposto, com o característico bom humor. Ele falou com a família sobre os preparativos para o Natal.

“Aos 97 anos, segue lutando. É um guerreiro!”, resumiu ela nesta manhã.

A partir deste sábado (21), serão divulgados boletins médicos diários com atualizações a respeito do estado de saúde de Alceu Collares pelo Hospital pelo Mãe de Deus.

Leia o boletim médico deste sábado:

O paciente Alceu de Deus Collares, 97 anos, está internado no Hospital Mãe de Deus desde a última segunda-feira (16). Às 10h da manhã deste sábado (21), ele está sendo assistido pela equipe médica do hospital no CTI e seu estado inspira cuidados”.