Empresas prestadoras de serviço de monitoramento da qualidade do ar podem participar de seleção para atuação no Rio Grande do Sul. As três novas estações vão realizar a medição diária da qualidade do ar gaúcho mediante seleção por meio de licitação do Governo Estadual, autorizada na última semana via Edital Pregão Eletrônico (PE) 9115/2025, para a contratação do serviço.
O edital já está disponível aqui. A data de abertura do pregão será no dia 13 de março, às 9h. Havendo um vencedor entre os interessados, é aberto prazo para recursos. Após a assinatura de contrato, a empresa terá até quatro meses para instalar e começar a operar nas cidades de Porto Alegre, Caxias do Sul e Santa Maria.
A ampliação da Rede de Monitoramento da Qualidade do Ar faz parte das estratégias do Proclima2050 de adaptação, mitigação e resiliência às mudanças climáticas. O contrato com a prestadora de serviço tem duração de quatro anos.
Entre as funções designadas, estão a produção de boletins diários dos poluentes atmosféricos ozônio, monóxido de carbono, dióxido de enxofre, dióxido de nitrogênio e material particulado (PI-2,5 e PI-10), além dos parâmetros meteorológicos temperatura, pressão, umidade relativa, radiação e velocidade e direção do vento.
Além da ampliação do serviço com as três novas estações, também tramita na Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), braço da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema), a contração de uma unidade móvel de monitoramento de qualidade do ar, que poderá ser deslocada para diferentes pontos do Estado.