ORÇAMENTO ESTADUAL

Envio de propostas para a Consulta Popular do RS vai até 18 de outubro

As sugestões e iniciativas para o orçamento do Rio Grande do Sul em 2025 devem ser enviadas pelo site oficial da consulta pública

Sugestões devem ser enviadas pelo site e aplicativo
Sugestões devem ser enviadas pelo site e aplicativo | Foto: Divulgação

A Secretaria Estadual de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG) lançou, nesta segunda-feira (30), a Consulta Popular 2024. O processo é realizado anualmente, e visa definir as prioridades regionais para o orçamento estadual para o ano seguinte. Em 2024, tem como tema a reconstrução do Rio Grande do Sul após as enchentes de maio.

A primeira fase da Consulta consiste no envio de propostas pelos cidadãos. O prazo encerra no dia 18 de outubro. As sugestões devem ser enviadas por meio do portal da Consulta Popular. Neste ano, o governo estadual destinará R$ 60 milhões para a execução dos projetos aprovados.

Depois de uma análise técnica pela equipe do governo do Estado, as propostas são discutidas nas assembleias regionais convocadas pelos Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes) para elaborar a cédula de votação de cada região. As plenárias começam a ser realizadas no dia 7 de outubro.

De acordo com o governo do Estado, a edição de 2023 bateu recordes de participação. O número de propostas chegou a 852, equivalente a um aumento de 50% em relação ao ano anterior. No final do processo é realizada a votação, em formato digital. No ano passado, os 185.282 votantes representaram aumento de 34%.