PLEBISCITO

Em votação paralela, Dois Lajeados rejeita construção de novo prédio da prefeitura no parque municipal

Município foi o único do Estado, entre os cinco brasileiros, que realizaram consulta popular junto à eleição. Eleitores decidiram contra o projeto de construção da nova sede do Executivo em um parque da cidade

Executivo pretendia construir novo prédio da prefeitura no parque municipal
Executivo pretendia construir novo prédio da prefeitura no parque municipal | Foto: Divulgação

Um total de 2.225 eleitores (81,44%) disseram NÃO à proposta de construir um novo centro administrativo municipal, no Parque de Eventos João Pizzol de Dois Lajeados. Os que votaram pelos SIM foram 507 eleitores (18,56%).

Este foi o resultado da votação paralela realizada neste domingo (06), juntamente com a eleição da nova prefeita, vice-prefeito e vereadores do município, localizado na região da Encosta Superior do Nordeste, a 15km de Guaporé. Dois Lajeados foi a única cidade do Estado, entre as cinco brasileiras que realizaram plebiscito e referendo, no primeiro turno das eleições municipais.

Os 3.190 eleitores aptos a votar responderam à pergunta “Você é a favor que o Novo Centro Administrativo Municipal seja construído na área do Parque Municipal de Eventos João de Pizzol?”. O questionamento à população advém de um projeto do Executivo, protocolado em abril do ano passado, na Câmara de Vereadores. A matéria rejeitada pelo plenário, sob a justificativa de que o parque deve receber apenas investimentos para o lazer.

Apesar disso, o Legislativo definiu que a população fosse consultada e, em junho de 2023, aprovaram a realização do plebiscito. Mesmo com o resultado da consulta, a decisão é do governo municipal. Mas devido ao resultado, a atual administração estuda uma nova opção de local para construir Prefeitura de Dois Lajeados já estuda a construção do prédio público em outro local.

Além de Dois Lajeados, os plebiscitos ocorreram em Governador Edison Lobão (MA), São Luís (MA) e em São Luiz (RR). Já em Belo Horizonte (MG), ocorreu um referendo, ou seja, a confirmação de um consulta plebiscitária ocorrida anteriormente.

Eleições municipais

A população de Dois Lajeados elegeu a candidata Fabiana Giacomin, a Fabi (PP), com 1.850 votos (66,12% dos votos válidos). Ela venceu Lair Grando (UNIÃO), que obteve 948 votos (33,88%).

De acordo com a Justiça Eleitoral, a eleição no município teve 10,28% de abstenção. O percentual de votos brancos foi de 0,84%. Os votos nulos representaram 1,40% dos votos computados.