Um total de 2.225 eleitores (81,44%) disseram NÃO à proposta de construir um novo centro administrativo municipal, no Parque de Eventos João Pizzol de Dois Lajeados. Os que votaram pelos SIM foram 507 eleitores (18,56%).
Este foi o resultado da votação paralela realizada neste domingo (06), juntamente com a eleição da nova prefeita, vice-prefeito e vereadores do município, localizado na região da Encosta Superior do Nordeste, a 15km de Guaporé. Dois Lajeados foi a única cidade do Estado, entre as cinco brasileiras que realizaram plebiscito e referendo, no primeiro turno das eleições municipais.
Os 3.190 eleitores aptos a votar responderam à pergunta “Você é a favor que o Novo Centro Administrativo Municipal seja construído na área do Parque Municipal de Eventos João de Pizzol?”. O questionamento à população advém de um projeto do Executivo, protocolado em abril do ano passado, na Câmara de Vereadores. A matéria rejeitada pelo plenário, sob a justificativa de que o parque deve receber apenas investimentos para o lazer.
Apesar disso, o Legislativo definiu que a população fosse consultada e, em junho de 2023, aprovaram a realização do plebiscito. Mesmo com o resultado da consulta, a decisão é do governo municipal. Mas devido ao resultado, a atual administração estuda uma nova opção de local para construir Prefeitura de Dois Lajeados já estuda a construção do prédio público em outro local.
Além de Dois Lajeados, os plebiscitos ocorreram em Governador Edison Lobão (MA), São Luís (MA) e em São Luiz (RR). Já em Belo Horizonte (MG), ocorreu um referendo, ou seja, a confirmação de um consulta plebiscitária ocorrida anteriormente.
Eleições municipais
A população de Dois Lajeados elegeu a candidata Fabiana Giacomin, a Fabi (PP), com 1.850 votos (66,12% dos votos válidos). Ela venceu Lair Grando (UNIÃO), que obteve 948 votos (33,88%).
De acordo com a Justiça Eleitoral, a eleição no município teve 10,28% de abstenção. O percentual de votos brancos foi de 0,84%. Os votos nulos representaram 1,40% dos votos computados.