FISCALIZAÇÃO

Em três dias, força-tarefa apreende 3,4 toneladas de alimentos sem condições de consumo no Litoral Norte do RS

Total se refere a alimentos apreendidos em supermercados de Imbé, Capão da Canoa e Torres. Produtos foram inutilizados

Fiscais apreenderam 650 kg de alimentos em Torres
Fiscais apreenderam 650 kg de alimentos em Torres | Fotos: Divulgação/MP RS

Agentes da Força-Tarefa do Programa Segurança dos Alimentos, coordenada pelo Ministério Público do Estado (MP/RS), realizam desde a última segunda-feira (20), uma série de operações em estabelecimentos que vendem alimentos nas praias do Litoral Norte do Estado. Em três municípios da região, já foram apreendidas 3,45 toneladas (3.450kg) de produtos com alguma irregularidade no sistema de venda.

A ação mais recente ocorreu nesta quarta (22), em dois supermercados em Torres. Foram apreendidos aproximadamente 650kg de alimentos, incluindo carnes, embutidos, queijos, iogurtes, pizzas, leite, pães e bolos.

Na última segunda, foram apreendidos 800 kg, em Imbé. Na ação de terça (21), os agentes da força-tarefa apreenderam mais de duas toneladas (2.000kg) de alimentos impróprios para o consumo em Capão da Canoa.

As principais irregularidades encontradas pelos agentes da operação, produtos vencidos, deteriorados, fora da temperatura adequada, sem procedência e fracionados de forma indevida. Eles foram recolhidos e incinerados.

A operação de fiscalização conta com a participação das Promotorias de Justiça de Defesa do Consumidor, e Especializada Criminal, ambas de Porto Alegre; de Justiça de Torres; servidores do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco); representantes da Vigilância Sanitária Municipal e Secretarias Estaduais da Saúde (SES) e da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi); Delegacia do Consumidor (Decon) e Patrulha Ambiental da Brigada Militar (Patram).