EGR homologa licitação da empresa que construirá nova ponte entre Lajeado e Arroio do Meio

Reconstrução da ponte localizada na ERS-130, sobre o Rio Forqueta, está orçada em R$ 14 milhões

Publicado por
12:18 - 03/06/2024

Compartilhar:

Facebook Twitter Whatsapp

Foto: Divulgação/EGR

O processo licitatório foi homologado pela Secretaria de Logística e Transportes (Selt). O órgão abrange a administração da Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR). Com o ato, ficou definida a empresa que vai reconstruir a ponte sobre o Rio Forqueta, entre Arroio do Meio e Lajeado, localizada no quilômetro 75 da ERS-130. A estrutura foi danificada pelas intensas chuvas no Vale do Taquari.

Na última sexta-feira (31), a EGR homologou a Engedal Construtora de Obras Ltda. A empresa fará a elaboração do projeto e a construção da nova ponte. A ordem de início será assinada nos próximos dias. Ela foi uma das cinco participantes da disputa pelo menor valor global.

O projeto está estimado em mais de R$ 14 milhões. A nova ponte terá 150m de extensão, com duas pistas no pavimento principal. A estrutura ficará acima do nível das cheias anteriores, para garantir maior segurança à população em cenários climáticos futuros.

A obra leva em consideração a alta densidade de tráfego na região, com mais de 2,6 milhões de veículos, incluindo 613 mil caminhões e automóveis comerciais, cruzando o trecho anualmente. A previsão é concluir a obra em até seis meses. Ela vai ser financiada com recursos da praça de pedágio da EGR.

Uma novidade no projeto é o planejamento de um espaço dedicado a pedestres e ciclistas, oferecendo novas opções de mobilidade sustentável e acessibilidade às comunidades de Lajeado e Arroio do Meio.

 

Compartilhe nas suas redes

Facebook Twitter Whatsapp