Estado

Eduardo Leite visita fábrica paulista que doará 200 casas para atingidos pela enchente

Governador do Rio Grande do Sul conheceu a planta da empresa e modelo das unidades habitacionais que serão entregues

Eduardo Leite visita fábrica paulista que doará 200 casas para atingidos pela enchente
Foto: Mauricio Tonetto / Secom

O governador Eduardo Leite visitou na manhã deste sábado (3/8), em Santo André (SP), a fábrica do Grupo Innova Steel, empresa que fará doação de 200 casas definitivas para atingidos pela enchente de maio no Rio Grande do Sul. Essas unidades se somam a outras 405 que serão construídas com investimento de R$ 56,4 milhões do Tesouro do Estado e a 38 doadas pelo Ministério Público gaúcho.

No total, até o momento, está confirmada a entrega de 643 casas por meio do programa A Casa É Sua – Calamidade, gerido pela Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária (Sehab). O programa integra o Plano Rio Grande, que atua em três eixos de enfrentamento aos efeitos das enchentes: ações emergenciais, ações de reconstrução e Rio Grande do Sul do futuro.

“Além de ser uma ação de enorme solidariedade com a população desabrigada, esse movimento do Grupo Innova também vai gerar empregos no RS com a instalação de uma fábrica para montagem das unidades. Com esse esforço coletivo e muito trabalho das nossas equipes para agilizar ao máximo os processos por meio do Plano Rio Grande, vamos devolver os lares e a condição digna de moradia que nossa gente merece”, afirmou o governador.

As 200 casas a serem construídas pelo Grupo Innova Steel serão doadas para os municípios de Cruzeiro do Sul (100), Igrejinha (50) e São Sebastião do Caí (50). O secretário de Habitação e Regularização Fundiária, Carlos Gomes, já vistoriou com as equipes da Sehab os terrenos disponibilizados pelas prefeituras, que estão finalizando processos para iniciar a preparação das áreas nas próximas semanas. A doação, batizada pelo Grupo Innova Steel como RennovaSul, é realizada em parceria com o Instituto Bandeirantes.

A previsão é de que as casas sejam erguidas em até 120 dias a partir da entrega da fundação. A produção dos componentes já começou na fábrica de São Paulo. As moradias serão construídas através da tecnologia steel frame, que usa perfis de aço para as estruturas das edificações e um sistema de fechamento com chapas cimentícias e de gesso, que inclui o material responsável pelo aprimoramento acústico e térmico, bem como itens relativos à hidráulica e à elétrica.

Outra parte da produção será feita diretamente no Rio Grande do Sul, fomentando também a economia local.

“A situação pede rapidez de soluções. Uma pessoa que segue em abrigo ou na casa de amigos e parentes tem pressa. Nossa tecnologia pode ajudar que elas consigam sua própria casa em menos de quatro meses”, afirma Caroline Siqueira, sócia-fundadora e vice-presidente da empresa.

As casas construídas terão cozinha integrada à sala de estar, dois quartos e um banheiro, divididos em uma área de 36 metros quadrados. O custo estimado para as moradias gira em torno de R$ 22 milhões. Para ajudar a levantar os recursos necessários, até mesmo para mobiliar as casas, o RennovaSul realizará, em agosto, um leilão beneficente de itens doados por celebridades e empresas que apoiam a causa, entre elas cantores e destaques do jornalismo esportivo da Band. O evento, fechado para convidados, será no dia 19 de agosto, no Sheraton São Paulo.

Fundado em 2012, o Innova Steel soma mais de 570 mil metros quadrados de obras realizadas e é formado por seis marcas: PlacLux, que fabrica materiais para construção a seco; as Lojas Steel Home; a Steel Pro, centro de formação profissional; a Innova Capital, fundo de investimentos do setor de construção; a Steel Tech, de engenharia e execução de obras; e o Encontro Nacional da Inovação na Construção a Seco (Enics).

Também acompanharam a visita o prefeito de Santo André, Paulo Serra, o secretário de Habitação e Regularização Fundiária de Santo André, Ivo de Lima, a secretária-adjunta, Roberta Rissardi Todesco, a diretora-geral da BandRS, Lisiane Russo, e o sócio-fundador e CEO do Grupo Innova Steel, Heverton Cardoso.

 

Foto: Mauricio Tonetto / Secom
Foto: Mauricio Tonetto / Secom
Foto: Mauricio Tonetto / Secom