Cultura

Desfile Farroupilha em Porto Alegre enalteceu agentes que atuaram na tragédia climática no RS

Evento promovido pela Comissão Estadual dos Festejos Farroupilhas homenageou forças de segurança e entidades que trabalham nas ações de salvamento durante as chuvas de maio

Fotos: Mauricio Tonetto / Secom
Fotos: Mauricio Tonetto / Secom

O Desfile Farroupilha desta sexta-feira (20), em Porto Alegre, ocorreu na avenida Edvaldo Pereira Paiva. A celebração foi uma amostra do empenho do governo do Estado para fortalecer as forças de segurança, valorizar a cultura e manter vivo do orgulho que o povo gaúcho tem por suas tradições.

O público teve acesso gratuito às arquibancadas e recebeu bandeirinhas nas cores do brasão do Estado, enfeitando ainda mais a avenida. Do palanque oficial, o governador Eduardo Leite e os secretários acompanharam os desfiles cívico-militar, temático e tradicional.

Neste ano, temos um Desfile Farroupilha com um caráter muito especial e significativo, expressando a identidade do nosso povo, aquilo que nos uniu no passado e que nos une hoje diante das dificuldades. Celebramos aqui o amor pelo Rio Grande e a nossa capacidade de união por meio desse senso de pertencimento tão forte, que nos ajuda a enfrentar adversidades como as deixadas pela calamidade meteorológica deste ano”, destacou Leite.

Força de segurança

No primeiro, desfilou um contingente de mais de 1,3 mil integrantes da Brigada Militar, Corpo de Bombeiros Militar (CBMRS), Polícia Civil, Instituto-Geral de Perícias (IGP), Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) e Defesa Civil.

A parada mostrou o efetivo das forças de segurança do governo do Estado, que cruzaram a avenida fortalecidas após a intensa atuação no período de enchente. As instituições apresentaram viaturas históricas, mostraram serviços especializados e investimentos recentes do governo para reforço das corporações.

Um dos destaques foi o primeiro helicóptero do CBMRS gaúcho. Recebido em julho de 2023, a aeronave representa um investimento de R$ 21,7 milhões nas ações de busca e resgate da corporação. Entre as viaturas, o IGP desfilou com unidades Fiat Scudo recebidas pela instituição em outubro de 2023.

Os veículos inéditos na instituição pericial são utilizados para transporte de vestígios, principalmente materiais biológicos que necessitam de controle de temperatura.

Desfile temático

A apresentação temática homenageou o centenário do poeta e pajador Jayme Caetano Braun – tema dos Festejos Farroupilhas de 2024 –, abordando também a reconstrução do Rio Grande do Sul. Os seis carros alegóricos foram preparados no Complexo Cultural do Porto Seco, com criação e coordenação de Guaraci Feijó e direção artística de Ruben Oliveira. Neste ano houve o retorno das alegorias temáticas, que não integravam o desfile desde 2013.

Entidades tradicionalistas

O desfile tradicional foi composto por cerca de 270 cavalarianos de piquetes e Centros de Tradições Gaúchas (CTGs). Participaram dos desfiles as seguintes entidades: os CTGs 35, Estância da Azenha, Estrela Dalva, Tiarayú, Lanceiros da Zona Sul, Glaucos Saraiva, Laço da Querência, Tropeiros da Tradição, Porteira da Restinga, Chimangos, Raízes do Sul, Pousada da Figueira e Coxilha Aberta e os piquetes João Vitorino, Bate Casco, Orçamento Participativo, Mangaço, 24 Irmãos, Aporreados do Partenon, Manotaço, da Cavalhada, da OAB/RS e Feijó Campeador da Boa Vista.

O Desfile Farroupilha foi realizado pela Comissão Estadual dos Festejos Farroupilhas, presidida por Gabriella Meindrad, coordenada pela Secretaria da Cultura e integrada pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) e outras 21 entidades parceiras.

Fotos: Secom/RS