O recesso parlamentar da Assembleia Legislativa do Estado começou na última segunda-feira (23) e vai até 31 de janeiro de 2025. Neste período, as atividades parlamentares funcionam por meio da chamada Comissão Representativa. O expediente é previsto pela Constituição Estadual e regulamentado pelo Regimento Interno da AL. A composição do grupo foi definida na sessão do dia 10 de dezembro.
Este ano, dois deputados de Caxias do Sul fazem parte do grupo de trabalho. Como titular, o Partido dos Trabalhadores (PT) indicou Pepe Vargas. Ele vai assumir a presidência da Casa, a partir do dia 1º de fevereiro, quando inicia o ano legislativo e serão iniciados, oficialmente, os trabalhos referentes a 2025.
Na lista de suplentes, outro parlamentar caxiense: O deputado Professor Cláudio Branchieri (Podemos). Nesta categoria, foram incluídos os parlamentares que podem ser chamados para substituir os titulares, em caso de necessidade.
Atribuições
Durante o recesso, o grupo poderá ser convocado pelo presidente Adolfo Brito (PP), que preside a Comissão. Além disso, por um terço dos seus integrantes, para atender a qualquer atividade extraordinária que possa surgir no período.
Entre as atribuições, está a de autorizar o governador ou o vice-governador a afastar-se do Estado, decidir sobre licenças dos deputados e convocar, com o voto da maioria dos membros, secretários para prestarem esclarecimentos sobre assuntos relacionados à respectiva pasta.
Confira a composição da comissão
Titulares:
- Adolfo Brito (PP) – presidente
- Pepe Vargas (PT)
- Miguel Rossetto (PT))
- Frederico Antunes (PP)
- Edivilson Brum (MDB)
- Capitão Martim (Republicanos)
- Delegada Nadine (PSDB)
- Rodrigo Lorenzoni (PL)
- Airton Artus (PDT)
- Dirceu Franciscon (União)
- Airton Lima (Podemos)
Suplentes:
- Stela Farias (PT)
- Sofia Cavedon (PT)
- Guilherme Pasin (PP)
- Rafael Braga (MDB)
- Eliana Bayer (Republicanos)
- Professor Bonatto (PSDB)
- Cláudio Tatsch (PL)
- Luiz Marenco (PDT)
- Aloísio Classmann (União)
- Professor Cláudio Branchieri (Podemos)