A comunidade da Serra Gaúcha vai definir, na próxima segunda-feira (18), os projetos que irão concorrer pela região, na Consulta Popular 2024 com vistas ao recebimento de verbas do orçamento do Estado, no ano que vem. Depois de discutir as propostas nas microrregiões de Nova Prata, Bento Gonçalves e Caxias do Sul na última passada, o Conselho Regional do Desenvolvimento da Serra (Corede Serra) organiza a assembleia ampliada que vai elencar os seis projetos que irão compor a cédula de votação.
A plenária ocorre no auditório do Bloco H do campus-sede da Universidade de Caxias do Sul (UCS), a partir das 14h. O encontro é aberto à participação popular, além de representantes de entidades, associações e dos poderes constituídos.
Essa será a segunda e última etapa de discussão das demandas antes do pleito. Das 23 propostas inscritas pelos cidadãos da Serra, por meio do portal da Consulta Popular, oito foram pré-selecionadas nas assembleias microrregionais, realizadas em Nova Prata, Bento Gonçalves e Caxias do Sul no início deste mês.
Os temas vão passar por um novo debate. A fim de equilibrar os interesses regionais, seis propostas serão escolhidas para concorrer aos recursos disponibilizados pelo governo.
“Será uma reunião criteriosa, para que a comunidade possa definir com base na nossa realidade quais das demandas representarão melhor os interesses da região”, comenta o presidente do Corede Serra, Evaldo Kuiava.
Os participantes da assembleia, além de formalizarem a cédula de votação, vão definir se as propostas terão âmbito regional. A outra opção que pode ser adotada é de que os recursos sejam divididos entre os municípios que atingirem no mínimo 2% de votos.
Outra pauta da assembleia será a forma de divisão do R$ 1,7 milhão que as propostas eleitas pelo povo terão para serem executadas. Além disso, será definida a repartição dos R$ 500 mil entre os municípios que atingirem os 2% de votos, caso de o Corede Serra ficar entre o segundo e nono lugares no ranking geral de votação.
Os 28 municípios integrantes do Corede somam mais de 700 mil eleitores. Todo cidadão portador de título de eleitor com domicílio estabelecido no Rio Grande do Sul pode votar na Consulta Popular. Haverá cédulas específicas para cada uma das 28 regiões do Estado.
A votação das prioridades será online, no portal da Consulta Popular. Os eleitores podem votar entre os dias 2 e 6 de dezembro.
Confira as propostas das assembleias microrregionais:
Horti Serra Gaúcha
Cód. 33, área ‘Desenvolvimento Rural’
Selecionada em: Nova Prata, Bento Gonçalves e Caxias do Sul
Criação app/aplicativo: “Serra Gaúcha” para acessar cidades, atrativos e estabelecimentos
Cód. 40, área ‘Turismo’
Selecionada em: Nova Prata, Bento Gonçalves e Caxias do Sul
Arranjo Produtivo Local (APL) no setor de biocombustíveis e energias renováveis
Cód. 54, área ‘Inovação, Ciência e Tecnologia’
Selecionada em: Bento Gonçalves
Centro de Referência a Pessoa Idosa
Cód. 101, área ‘Desenvolvimento Social’
Selecionada em: Nova Prata, Bento Gonçalves e Caxias do Sul
Placas de Identificação (Rota Turística)
Cód. 430, área ‘Turismo’
Selecionada em: Nova Prata
Desenvolvimento do APL do Basalto
Cód. 459, área ‘Desenvolvimento Econômico’
Selecionada em: Nova Prata e Caxias do Sul
Centro Público de Economia Popular Solidária
Cód. 870, área ‘Desenvolvimento Econômico’
Selecionada em: Bento Gonçalves e Caxias do Sul
Escola do Amanhã o futuro da indústria e dos jovens começa aqui
Cód. 1046, área ‘Trabalho e Desenvolvimento Profissional’
Selecionada em: Nova Prata, Bento Gonçalves e Caxias do Sul