A etapa de concretagem das vigas da nova ponte da ERS-130, entre Lajeado e Arroio do Meio, sobre o Rio Forqueta, começou nesta quinta-feira (14). O trabalho é realizado pela construtora Engedal, contratada pela Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR), que administra o trecho da rodovia estadual. O custo está estimado em R$ 14 milhões, financiado com recursos oriundos do ingresso da cobrança do pedágio da EGR.
Esta é a segunda fase do trabalho, que começou após a conclusão da produção das vigas e peças pré-moldadas, e dos estaqueamentos realizados fora do leito do rio. Paralelamente, as equipes seguem fazendo perfurações para a colocação das estruturas que serão compostas dentro do fluxo d’água. As vigas servem de suporte à construção da nova travessia, no rio.
De acordo com informações da EGR, nos próximos dias, terá início a colocação dos blocos de fundação. As estruturas serão construídos por meio de blocos de concreto armado para servirem de base sobre a qual a estrutura da ponte é apoiada.
A nova ponte está sendo construída com 172m de extensão. O tamanho é 51m maior e 5m acima da antiga. Além disso, conta com duas faixas no pavimento principal e espaço para travessia de pedestres e ciclistas.
A ponte foi levada pela cheia do Rio Forqueta, no dia 02 de maio. Posteriormente, ocorreu a licitação para a construção da nova estrutura. O parque fabril das estruturas de suporte e a instalação do canteiro de obras ocorreu em julho. A previsão é de que a ponte fique pronta no primeiro trimestre do ano que vem.