RODOVIA

Com investimento de R$ 3,6 bilhões, inicia duplicação da RSC-287 entre Tabaí e Santa Maria

Obra inicia em Tabaí e em Santa Cruz do Sul. Os dois trechos devem ser concluídos até agosto de 2025

A duplicação da rodovia se inicia em dois pontos: no km 28 (até o km 30), em Tabaí, e no km 101 (até o km 105), em Santa Cruz do Sul.
A duplicação da rodovia se inicia em dois pontos: no km 28 (até o km 30), em Tabaí, e no km 101 (até o km 105), em Santa Cruz do Sul. | Foto: Maurício Tonetto/Secom

Foram dadas início, nesta quarta-feira (06), em Santa Cruz do Sul, às obras de duplicação da RSC-287, um dos principais eixos de ligação da grande Porto Alegre ao centro do Estado. Com investimento de mais de R$ 3,6 bilhões, a responsabilidade pela qualificação da rodovia é da concessionária Rota de Santa Maria, que administra o trecho de 204,5 quilômetros de extensão entre Tabaí e Santa Maria (Grupo Sacyr).

A concessão de 30 anos, iniciada em agosto de 2021, prevê a duplicação de todo o trecho, nos dois sentidos de tráfego, com investimentos que devem superar os R$ 3,6 bilhões, beneficiando mais de dez municípios.

A duplicação da rodovia se inicia em dois pontos: no km 28 (até o km 30), em Tabaí, e no km 101 (até o km 105), em Santa Cruz do Sul. Os dois trechos devem ser concluídos em agosto de 2025, conforme a concessionária. O cronograma de obras atende a requisitos técnicos previstos no contrato da concessão e estabelece que 63%, ou 128 quilômetros, devem estar duplicados até o nono ano de concessão, contemplando todo o trecho de Tabaí a Candelária, o mais movimentado da RSC-287.

Cronograma de obras

A partir do quarto ano da concessão, está liberada a duplicação de trechos em Candelária e Novo Cabrais (km 137,58 ao km 141,49), Paraíso do Sul (km 156,46 ao km 157,48) e Santa Maria (km 231 ao km 232,54). Os próximos pontos, no sexto ano, serão entre Tabaí e Santa Cruz do Sul. No oitavo ano, entre Santa Cruz do Sul e Candelária, e, no nono ano, entre Candelária e Novo Cabrais.

O último trecho, entre Novo Cabrais e Santa Maria, terá a duplicação obrigatória quando o tráfego da rodovia atingir o volume médio diário equivalente de 18 mil eixos nas duas praças de pedágio.

“É só o início de um grande processo de duplicação que vai qualificar os deslocamentos, dar mais segurança e conforto para conectar os sonhos de quem percorre essa rodovia, acabando com os perrengues de trafegar numa estrada com pouca estrutura”, afirmou o governador, EduardoLeite, em solenidade realizada no trevo de acesso à Santa Cruz do Sul.

Rodovia RSC-287 afetada pelas enchentes

A RSC-287 foi uma das rodovias mais afetadas pela enchente de maio deste ano, tendo sido impactada pela queda de três pontes e por outros danos estruturais severos. Mesmo diante desse cenário adverso, em pouco mais de um mês, a estrada foi totalmente liberada para o tráfego, contribuindo para o transporte de bens, produtos e veículos de emergência, bem como para o deslocamento dos usuários.

Mesmo com a liberação de todo o tráfego, a RSC-287 ainda sente os reflexos da enchente histórica. Uma ponte provisória foi instalada, em 30 de maio, sobre o Arroio Grande, no km 226, em Santa Maria. A infraestrutura original caiu devido à força das águas no final de abril e a imagem da queda repercutiu em todo o país.

Entregas e obras previstas na concessão

  • Duplicação de toda a extensão da rodovia (204 km)
  • Restauração de toda a extensão da rodovia existente (204 km)
  • Manutenção da rodovia após restaurações até o final da concessão
  • Implantação de 12 km de vias marginais
  • Implantação de 20 passarelas
  • Implantação de 28 rotatórias/rótulas
  • Implantação de 10 retornos em nível
  • Adequação de 9 interseções existentes
  • Implantação de 4 interseções em dois níveis (passagem inferior/trombeta)
  • Implantação de 7 km de terceiras faixas