Com 16m, Rio Taquari ultrapassa a cota de alerta em Muçum

Em Santa Tereza, mesmo com elevação menor desde a noite deste domingo, o rio também entrou em alerta, com 16m

Publicado por
10:41 - 17/06/2024

Compartilhar:

Facebook Twitter Whatsapp

Foto: Banco de Dados/Prefeitura de Muçum

A medição realizada pelo Serviço Geológico Brasil (SACE) no Rio Taquari, em Muçum, às 9h desta segunda-feira (17), revelava que o curso dágua atingiu 16,5m, ou seja, 1,5m acima da cota de alerta, que é de 15m. Em relação à medição feita às 8h, ao Taquari subiu 0,48cm.

A cota de inundação é de 18m. Em maio, (conforme foto em destaque), o Taquari transbordou em Muçum e varias cidades do Vale do Taquari. Roca Sales e Vespasiano Corrêa também foram bastante atingidas pela cheia do rio.

De acordo com a Prefeitura de Muçum, equipes do Corpo de Bombeiros e do Exército auxiliam a administração municipal na retirada das famílias e pertences das áreas de risco. Os abrigos municipais estão abertos e organizados para receberem os desabrigados. O Município já instalou três abrigos. Eles ficam nos salões dos bairros Jardim Cidade Alta e José Marcolin, e na Igreja Matriz.

Já em Santa Tereza, às 9h, o Rio Taquari estava com 16m. A medição representa 35cm se comparada à marca registrada às 8h, que foi de 15,65cm.

Compartilhe nas suas redes

Facebook Twitter Whatsapp