A formação de um ciclone extratropical de grande dimensão pode impactar estados do Sul e do Sudeste do Brasil com vento forte a muito intenso, que pode chegar a mais de 100 km/h. O alerta é da MetSul Meteorologia.
O ciclone extratropical vai se formar a partir do centro de baixa pressão, que atua neste domingo (27), sobre o Rio Grande do Sul e que traz chuva em todo o estado, inclusive com volumes altos em algumas regiões.
A baixa pressão vai avançar para o Oceano Atlântico, na costa gaúcha, e começará a dar origem ao ciclone entre o final deste domingo e o começo da segunda-feira (28), quando terá inicio o processo de ciclogênese, ou seja, de formação do ciclone.
Por isso, o vento começa a ganha força na noite deste domingo na Campanha e no Sul gaúcho, mas atingirá a sua intensidade máxima no Sul e no Leste do Rio Grande do Sul ao longo da segunda com as rajadas mais fortes na segunda metade do dia, quando devem ser intensas.
Há um consenso entre os dados de que o vento será forte a muito intenso por efeito do ciclone extratropical neste começo de semana. As projeções de vento menos agressivas indicam rajadas nos locais que mais terão vento ao redor e pouco acima de 100 km/h. As projeções mais agressivas chegam a apontar rajadas de 120 m/h a 140 km/h.
Com base na média dos dados, a MetSul Meteorologia prevê rajadas de vento em média de 60 km/h a 80 km/h para o Sul e o Leste do Rio Grande do Sul, mas em diferentes pontos o vento deve ser superior com rajadas nesta segunda-feira perto e acima de 100 km/h.
O vento mais forte deve ocorre na Lagoa dos Patos e imediações assim como no litoral do Rio Grande até Torres, onde as rajadas devem ficar perto e acima de 100 km/h, numa faixa de 90 km/h a 110 km/h.
Sobre a lagoa e em trechos da faixa costeira, segundos os dados disponíveis hoje, há potencial para vento por vezes de 100 km/h a 120 km/h e isoladamente superior. Na encosta da Serra, junto ao Litoral Norte, alguns pontos podem ter rajadas de 110 km/h a 130 km/h.
Cuidados com o vento
Antes da chegada do ciclone, revise a estrutura da residência. Telhas soltas devem ser fixadas, e objetos como vasos, móveis de varanda, lixeiras e toldos devem ser recolhidos ou firmemente presos.
Também é recomendável podar galhos que possam atingir a casa ou fios da rede elétrica. Durante o vento forte, permaneça em local seguro, afastado de janelas e portas de vidro. Evite sair de casa. Se estiver na rua, mantenha distância de árvores, postes e estruturas metálicas. Motoristas devem reduzir a velocidade e dirigir com ambas as mãos no volante ao enfrentar vento muito forte.