CLIMA

Chuva e granizo causam transtornos em cidade do RS

Em Soledade, no Norte, o temporal, por volta das 4h causou destelhamentos no bairro Expedicionário. Em Guaporé, também foram registrados estragos

Ao menos uma casa no bairro Expedicionário, em Soledade, foi totalmente destruída. (Foto: Defesa Civil de Soledade )
Ao menos uma casa no bairro Expedicionário, em Soledade, foi totalmente destruída. (Foto: Defesa Civil de Soledade )

O final de semana tem registro de chuva intensa em diversas regiões do Rio Grande do Sul. Em Alegrete, os transtornos começaram no sábado (20), quando a chuva forte causou alagamentos em cerca de 100 casas na região do arroio Regalado. Em Arroio Grande, no sul do Estado, fortes rajadas de vento e queda de granizo foram registados, ainda, na noite de sexta-feira (19).

Segundo relatório da Defesa Civil estadual, no início da manhã deste domingo, Alegrete, na Fronteira Oeste, foi a mais atingida pela chuva. Em 24 horas, choveu 121 milímetros. Durante a madrugada, uma casa foi destelhada no bairro Cidade Alta, onde também caiu uma árvore. Ninguém se feriu.

Em Uruguaiana, foram 120 milímetros em 48 horas. Segundo a prefeitura, houve o registro da queda de uma árvore. Ninguém se feriu. Grandes acumulados também foram registrados em Jaguari (116 milímetros), Bom Retiro do Sul (100 milímetros), São Francisco de Assis (96,8 milímetros), Maçambará (94,6 milímetros) e Sobradinho (94,5 milímetros).

Em Soledade, no Norte, o temporal, por volta das 4h causou destelhamentos no bairro Expedicionário. De acordo com informações do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil, seis residências foram destelhadas, causando transtornos para as famílias que estavam em casa no momento da ocorrência. No início da manhã, o número subiu para 15 casas atingidas.

Apesar dos danos, não houve necessidade de retirada dos moradores, que permaneceram em suas residências. A prefeitura pretende auxiliar com aquisição de materiais, para a reposição dos telhados das casas atingidas.

Em Segredo, município do Vale do Rio Pardo, a Defesa Civil estadual registrou danos em telhados de residências, e informou que está providenciando entrega de lonas para os atingidos. No Oeste, Maçambará contabiliza danos em telhados de pelo menos três residências até o momento.

Em Guaporé, na Serra, foram registrados danos em telhados de três residências, e uma rede de alta tensão foi danificada com a queda de uma árvore. A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec), juntamente com os Bombeiros, realizou a distribuição de lonas e o isolamento da rede de alta tensão, e a concessionária de energia já foi acionada para intervenção.

Chuva de granizo, também, foi registrado em Nova Prata, na madrugada deste domingo (21), por volta das 04h30. Não há informações sobre estragos provados pelo evento climatológico.